Museus apostam em educação e actividades culturais para atrair mais visitantes nacionais (c/áudio)

Inicio | Cultura
Museus apostam em educação e actividades culturais para atrair mais visitantes nacionais (c/áudio)
18/08/25 - 07:13 pm

Cidade da Praia, 18 Ago (Inforpress) - Os museus têm intensificado esforços para aumentar a presença de visitantes nacionais, diversificando a oferta cultural e promovendo actividades de animação, revelou hoje a directora do Museus, Aleida Aguiar, sublinhando que a estratégia tem revelado resultados positivos.

De acordo com esta responsável, houve um aumento do número de visitantes nacionais em relação aos anos anteriores, salientando que as iniciativas fazem parte de um esforço contínuo para transformar os museus em pólos dinâmicos de memória, cultura e turismo. 

Entre as medidas adotadas, destacou a implementação de preços simbólicos, como a tarifa de 100 escudos para nacionais, e a oferta de entrada gratuita para  algumas instituições, visando incentivar a frequência dos cabo-verdianos aos espaços museológicos.

“Podemos considerar que é um valor meramente simbólico”, evidenciou, realçando que a articulação com o sector da educação tem sido fundamental para aproximar estudantes dos museus.

Em declarações à Inforpress em Maio deste ano a propósito do Dia Internacional dos Museus, a directora admitiu a necessidade de estimular cada vez mais os nacionais a visitarem os museus, porque, frisou, “infelizmente, ainda não temos essa cultura de visita aos museus”. 

Instada se a falta de cultura dos cabo-verdianos para frequentarem os museus se deve a algum défice na divulgação das actividades museológicas, esclareceu que o IPC tem um espaço reservado a museus nas suas páginas sociais.

“No site do IPC temos uma página exclusiva para os museus de Cabo Verde. Acho que, em termos de comunicação, o trabalho tem sido feito”, assegurou.

A falta de cultura de visitar os museus, na perspectiva de Aleida Aguiar, pode ser colmatada com a inserção deste estímulo desde a infância.

LT/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar