Brava/Saúde: Utentes querem rastreio da doença reumática cardíaca com mais frequência

Inicio | Sociedade
  Brava/Saúde: Utentes querem rastreio da doença reumática cardíaca com mais frequência
11/08/25 - 10:11 pm

Nova Sintra, 11 Ago (Inforpress)- A população bravense congratula-se com a iniciativa da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos Estados Unidos (CVAMS) que estão a dar consultas na Delegacia de Saúde e apelam a mais ação do tipo na Brava.

Em declarações à Inforpress, o paciente Jorge Tavares salientou que aproveitou a oportunidade e fez a sua consulta, porque na ilha não existem especialistas para rastreio da doença reumática cardíaca e por isso considerou que a ocasião era “muito boa” para tal. 

“Eu já fiz a minha consulta e espero que mais pessoas venham aproveitar esta oportunidade. Agradeço a estes médicos que estão a fazer um bom trabalho, principalmente na Brava, que não possui especialistas”, disse.

 

A utente Lídia Rodrigues, que também partilha da mesma opinião, ressaltou que a ilha precisa de médicos especialistas para atender sempre aos bravenses, mostrando-se muito feliz com a consulta realizada hoje e disse estar mais tranquila.

“Agradeço a esses médicos que disponibilizaram o seu tempo para viajar até a ilha Brava e atender os munícipes que estão a precisar desta consulta”, frisou.

Por sua vez, o delegado de Saúde da Brava, Júlio Barros, salientou que esta açcão é a continuação da una parceria com os médico dos EUA, considerando-a  de “grande importância”, porque na ilha não existe cardiologistas, e o município tem registos de mais de 600 cadastrados entre diabéticos e hipertensos.

 

“Para as consultas fizemos uma lista das pessoas mais necessitadas para terem prioridades no atendimento e até ao momento várias crianças e idosos já fizeram a sua consulta, mas os demais também poderão fazê-lo, aguardando a sua vez”, concluiu.

As consultas decorrem até a próxima quinta-feira,13 do corrente mês. 

DM/JMV

Inforpress/Fim

 

Partilhar