Ministro da Juventude preside abertura do VI Campori Nacional de Desbravadores na cidade da Praia

Inicio | Sociedade
Ministro da Juventude preside abertura do VI Campori Nacional de Desbravadores na cidade da Praia
02/08/25 - 12:42 pm

Cidade da Praia, 02 Ago (Inforpress) – O ministro da Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, preside no dia quarta-feira, 06, em São Tomé, cidade da Praia, a abertura do VI Campori Nacional de Desbravadores, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O encontro, considerado um dos maiores eventos juvenis do país, deverá reunir cerca de mil Jovens Desbravadores de todas as ilhas, bem como representantes da diáspora e uma caravana da Guiné-Bissau.

De acordo com a organização, a cerimónia contará igualmente com a presença do presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, num gesto que reforça, segundo a mesma fonte, o compromisso institucional com a formação cívica, social e espiritual da juventude cabo-verdiana.

Durante os cinco dias do evento, os participantes estarão envolvidos em várias actividades educativas e formativas, com enfoque na cidadania, espiritualidade, serviço comunitário, práticas desportivas e promoção de valores como a disciplina, solidariedade e responsabilidade ambiental.

O VI Campori contará com a participação especial de um pastor convidado do Brasil, que deverá partilhar uma mensagem motivadora dirigida aos jovens, líderes e à comunidade em geral.

O Clube de Desbravadores é um programa direccionado a crianças e adolescentes com idades entre os 10 e 15 anos, que visa o desenvolvimento físico, mental, social e espiritual dos seus membros.

De acordo com dados da Igreja Adventista, existem actualmente 66 clubes de Desbravadores em Cabo Verde, envolvendo cerca de 1.650 crianças e adolescentes, dos quais cinco clubes, com 260 membros, estão localizados nas ilhas do Barlavento.

O programa está igualmente aberto a crianças não adventistas e propõe-se a oferecer um ambiente estruturado e positivo, que contribua para a prevenção da delinquência juvenil e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Sob o lema “Salvar do pecado e guiar no serviço”, o Clube de Desbravadores reafirma o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e orientada por princípios cristãos.

KA/SR//AA

Inforpress/Fim

Partilhar