Estado da Nação: MpD alega que economia cresceu devido ao turismo e com medidas para diversificar e aumentar o sector

Inicio | Política
Estado da Nação: MpD alega que economia cresceu devido ao turismo e com medidas para diversificar e aumentar o sector
31/07/25 - 08:33 pm

Cidade da Praia, 31 Jul (Inforpress) – O MpD, partido que sustenta o poder, alegou hoje que a economia cabo-verdiana cresceu devido ao turismo e com medidas para diversificar e aumentar o sector. 

Segundo o deputado do MpD Carlos Santos, o governo continua a implementar medidas para diversificar o turismo, enquanto criticava o PAICV, o maior partido da oposição, de ter transformado o Fundo Truísmo num “saco sem fundo”.

Disse que o truísmo tem tido “resultados palpáveis”, nomeadamente com a isenção de visto e a introdução do green cart.

Carlos Santos elencou que há infraestruturas em quase todas as ilhas, devido ao Fundo do Turismo, isto é, uma “politica coerente e transparente” do sector do turismo.

No entanto, o PAICV, na voz do deputado Démis Almeida, disse que as “obras estruturantes” que justifiquem o crescimento do turismo no arquipélago são dos Governos do PAICV. 

“Não seria possível os voos charters sem aeroportos internacionais que os Governos do PAICV construíram, de igual modo, não seria possível abastecer o mercado turístico sem os portos internacionais”, numerou o deputado.

 

 

 

Por outro lado, a deputada da UCID Zilda Oliveira afirmou ser necessário qualificar o turismo, que passa por melhorar as atribuições da Câmara do Turismo.

Defendeu a transferência do licenciamento dos serviços turísticos para a Câmara do Turismo e a criação de uma base de dados dos serviços turísticos, referindo-se também ser necessário resolver o défice de mão-de-obra no sector.

OS/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar