Tarrafal, 29 Jul (Inforpress) – O Presidente da República afirmou hoje que o projecto Tarrafal Beach, da associação EcoDreams, é “ambicioso” e, se bem implementado, tem o potencial de “revolucionar” o desporto em Cabo Verde.
José Maria Neves falava à imprensa após um encontro com os promotores do projecto, durante o qual foi apresentado ao chefe de Estado o plano para transformar a praia de Mangui, no Tarrafal, num palco internacional de campeonatos de desportos de praia.
Durante o encontro, Neves elogiou a iniciativa liderada por “jovens visionários”, destacando a importância de socializar as boas práticas desportivas e superar obstáculos para fomentar o desenvolvimento local.
“Este projeto é uma oportunidade de mostrar que é possível ir além dos limites impostos, aproveitando todas as potencialidades que Tarrafal oferece”, afirmou o chefe de Estado.
Por seu turno, o atleta internacional Gracelino Barbosa, que liderou a apresentação do projecto, destacou a necessidade de um trabalho interdisciplinar com as autoridades para garantir o reconhecimento internacional do desporto cabo-verdiano.
“Precisamos de parcerias sólidas para criar oportunidades para os nossos atletas participarem em grandes competições e elevar o nome de Cabo Verde no cenário mundial”, afirmou Barbosa.
Segundo a mesma fonte, a iniciativa busca não apenas fortalecer o desporto na região, mas também gerar oportunidades de emprego, promover o crescimento de indústrias desportivas e posicionar Tarrafal no roteiro internacional de eventos de praia.
Na ocasião, a equipa organizadora fez um balanço da primeira edição do Tarrafal Beach Sports, que decorreu de 22 a 27 de Julho e reuniu mais de uma centena de jovens atletas de Cabo Verde e outros países da África Ocidental, como Burkina Faso, Senegal e a Costa do Marfim.
A competição contou com o concurso de dez modalidades e foi considerada um sucesso, superando as expectativas das edições anteriores.
O projecto conta com o apoio da Câmara Municipal do Tarrafal e pretende acelerar o crescimento e a competitividade do município e da ilha de Santiago, na promoção do desporto como ferramenta de desenvolvimento social e económico na região.
A EcoDreams é uma associação criada por três jovens tarrafalenses residentes na diáspora, Gilberto Varela, Gracelino Barbosa, primeira medalha de sempre de Cabo Verde nos Jogos Paralímpicos (bronze), e José Tavares.
MCJMV
Inforpress/Fim
Partilhar