Cidade da Praia, 24 Jul (Inforpress) – As obras das estradas de acesso a Ribeirão Chiqueiro, Trindade e Fontes Almeida estão orçadas em 420 mil contos, prevendo-se a conclusão da primeira fase até Dezembro deste ano, avançou hoje a deputada do MpD Isa Gandira.
Isa Gandira falava à imprensa, no âmbito da visita que os deputados do Movimento para a Democracia eleitos pelo círculo eleitoral de Santiago Sul realizaram hoje ao concelho de São Domingos, no quadro da preparação para o debate sobre o Estado da Nação, agendado para o dia 31 de julho.
Segundo explicou, a visita tem por finalidade se inteirar do andamento das obras das estradas de acesso às localidades de Trindade, Ribeirão Chiqueiro e Fontes Almeida.
A porta-voz do grupo destacou a importância desta infraestrutura classificando-a como uma “estrada de desencantamento”, que irá criar melhores condições de vida para as populações locais, melhorando o acesso à educação, à saúde, e facilitando a mobilidade para actividades religiosas e sociais.
Adiantou que a obra, financiada pelo Governo de Cabo Verde num montante de 420 mil contos, tem um prazo de execução de 12 meses, sendo que a primeira fase deverá estar concluída até ao final de Dezembro, conforme garantias do Instituto de Estradas.
Além da construção das vias de acesso, acrescentou que o projecto contempla ainda intervenções de requalificação urbana em zonas como Curral Grande, Ribeirão Chiqueiro e Achada Granteiro, comunidade de Fontes Almeida.
“Os trabalhos decorrem a bom ritmo, encontrando-se actualmente na fase de terraplanagem, construção de muros de protecção e passagens hidráulicas, considerados essenciais para garantir a durabilidade e a funcionalidade da infraestrutura”, precisou.
Segundo a deputada, as obras representam um importante investimento na melhoria da qualidade de vida das comunidades abrangidas.
Avançou que o grupo parlamentar do MpD se deslocou esta tarde ao concelho de Ribeira Grande de Santiago, onde percorreu o troço Bota Rama Salineiro, cuja reabilitação decorre igualmente a bom ritmo.
“Os deputados visitaram ainda a estrada que liga as zonas de Pico Leão e Belém e têm prevista uma deslocação à Bacia Hidrográfica de São João Baptista, reforçando o compromisso com o acompanhamento das intervenções estruturantes em curso na região”, concluiu.
AV/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar