Porto Novo: Ventos secos e quentes e praga da lagarta do cartucho do milho inquietam os agricultores no Planalto Leste

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Ventos secos e quentes e praga da lagarta do cartucho do milho inquietam os agricultores no Planalto Leste
12/11/24 - 04:27 pm

Porto Novo, 12 Nov (Inforpress) – A ocorrência nos últimos dias de ventos que transportam uma massa de ar quente e seco e a existência da lagarta de cartucho do milho está a inquietar os agricultores no Planalto Leste, em Santo Antão.

O porta-voz dos agricultores, Adilson Silva, confirmou que, além do suão, as culturas no Planalto Leste têm sido também afectadas pelas pragas, designadamente, da lagarta do cartucho do milho para o desalento dos camponeses.

Também, no Planalto Norte, os lavradores estão preocupados com os estragos que esta praga está a fazer nas culturas do milho, informou o porta-voz dos camponeses, Marciano Guilherme, adiantando que nessa localidade a actividade agrícola tem sido condicionada também pelo mau tempo (ventos). 

A Inforpress soube junto dos agricultores que a lagarta do cartucho do milho está a atingir culturas em todos os vales do município do Porto Novo, situação que tem deixado algo desalentados os lavradores.

Na Ribeira dos Bodes, foram poucos os agricultores que efectuaram, neste ano, sementeiras de milho, as quais acabaram por ser destruídas por esta praga, disse o agricultor Henrique da Luz.

JM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar