Cidade da Praia, 04 Jul (Inforpress) – A selecção de São Vicente qualificou-se hoje para a final da Taça Independência em futebol, ao vencer a congénere de Santo Antão por 3-1, nas grandes penalidades, após um empate sem golos durante o tempo regulamentar.
O jogo, a contar para as meias-finais, disputado no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, foi equilibrado e sem golos nos 90 minutos, e foi decidido na marca dos 11 metros, em que a equipa sanvicentina foi mais eficaz.
Numa partida muito morna, os sanvicentinos dominaram a primeira parte, mas sem chances flagrantes de golo.
Na etapa complementar, o domínio foi de parte a parte, como os guarda-redes de ambas as formações chamados várias vezes para intervenções, sempre através de remates de longa distância.
Com isso, o nulo se manteve durante os 90 minutos e nas grandes penalidades o São Vicente foi mais forte, com o guarda-redes Patrick, filho do antigo internacional cabo-verdiano Fuck, a defender três grandes penalidades.
Com este resultado, São Vicente torna-se o primeiro finalista da competição, integrada nas comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.
A segunda meia-final, entre as selecções de Santiago e Boa Vista, será disputada ainda hoje no mesmo recinto, e definirá o adversário de São Vicente na final, agendada para sábado, 06 de Julho, no mesmo recinto.
A fase de grupos da competição foi disputada nas ilhas do Sal e de Santo Antão, reunindo combinados de ilhas do país, com excepção da Brava, que desistiu a uma hora.
Organizada pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), a Taça Independência pretende celebrar a unidade nacional através do desporto, reforçando os laços de convivência e identidade cabo-verdiana.
Instituída em 1985, a competição vai na sua décima terceira edição, sendo a última em 2019, na ilha de São Nicolau, conquistada pela selecção de Santiago.
Santiago e São Vicente lideram o histórico do torneio com cinco títulos cada, seguidos pelo Sal e Fogo, com uma conquista cada.
OM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar