Porto Novo, 02 Jul (Inforpress) – A campanha de conservação das tartarugas marinhas já está a decorrer em Santo Antão, envolvendo a patrulha nopturna de praias, a identificação de ninhos e rastos, a monitorização das fêmeas e proteção dos filhotes até o mar.
O anúncio foi feito hoje pela Associação para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Terrimar, que todos os anos leva acabo as campanhas de conservação de tartarugas marinhas na ilha de Santo Antão, como o apoio da Direção Nacional do Ambiente, da Câmara Municipal de Porto Novo, Rede TAOLA+ e da Ocean Ecology Network.
“Durante os próximos meses, as nossas praias serão palco de um esforço conjunto para proteger uma das espécies mais emblemáticas e ameaçadas do nosso litoral: as tartarugas marinhas”, informou a Terrimar, através de uma nota.
Em 2024, a Terrimar registou mais de dois mil ninhos durante a campanha de protecção das tartarugas marinhas em Santo Antão, que decorreu entre os meses de Junho e Setembro.
Dados avançados por esta organização não-governamental, com sede na cidade do Porto Novo, dizem que foi registado durante a campanha um total de 2001 ninhos, 3.314 rastos, 149 tartarugas marinhas novas e resgatadas quatro tartarugas.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partager