Cabo Verde reforça resposta em emergências com foco na saúde da mulher

Inicio | Sociedade
Cabo Verde reforça resposta em emergências com foco na saúde da mulher
30/06/25 - 06:16 pm

Cidade da Praia, 30 Jun (Inforpress) – A Direção Nacional da Saúde iniciou hoje uma formação prática em emergência pré-hospitalar e saúde da mulher, alertando para a necessidade urgente de cuidados específicos a este grupo considerado mais vulnerável.

Em declaração à imprensa, a directora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, explicou que o programa visa preparar profissionais para lidar com situações de urgência e emergência, com foco na protecção da vida, e na redução da morbilidade e mortalidade, especialmente entre as mulheres, que são consideradas mais vulneráveis por razões fisiológicas e anatómicas. 

“E, neste momento, nós estamos mais focados na área do gênero, emergência para hospitalar também, mas que estão na redução da morbilidade, ou seja, nos impactos dos acidentes e dos incidentes, relativamente às mulheres. Portanto, é extremamente importante para o sistema, porque nós temos, claramente, um grupo bastante vulnerável, que são as mulheres, do ponto de vista fisiológico, anatômico”, explicou. 

Segundo avançou, a formação abrange técnicos dos serviços da urgência, saúde sexual e reprodutiva, médicos e enfermeiros dos principais hospitais e delegacias da ilha de Santiago.

A responsável considerou que este tipo de formação contribui para melhorar a qualidade dos cuidados prestados e fortalecer a resposta clínica dos serviços públicos.

Sublinhou ainda que, paralelamente, o país continua a apostar na expansão da telemedicina que, mesmo diante da ineficiência dos aparelhos, tem demonstrado impacto positivo na redução de evacuações médicas e na melhoria do acesso a consultas de especialidades nas ilhas com menos recursos. 

A formação, promovida em parcerias com o Governo das Canárias, está integrada na segunda fase de um projecto iniciado em 2024, que também prevê a entrega de duas ambulâncias para o reforço do sistema de resposta médica nacional.

DV/SR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar