Calheta, São Miguel, 11 Nov (Inforpress) – Os preparativos para as eleições autárquicas de 2024 em São Miguel estão a avançar de forma tranquila, informou hoje a delegada da Comissão Nacional de Eleições (CNE), no município, Nair Furtado.
Em entrevista à Inforpress, esta responsável avançou que neste momento a prioridade centra-se na finalização da lista de membros das mesas de assembleias de voto.
Em comparação com as eleições de 2020, o número de eleitores apresentou um ligeiro aumento, passando de 10.218 para 10.231, mas, por outro lado, o número de mesas de votação sofreu uma redução, passando de 47 para 40.
Essa diminuição, conforme explicou Nair Furtado, se deve à aplicação do Código Eleitoral, que estabelece um limite de 450 eleitores por mesa, e nas eleições de 2020 houve o aumento de mesas devido a diminuição do número de eleitores por mesa em decorrência da pandemia da covid-19, mas para 2024 foi reposta a normalidade do processo.
Para garantir a efectividade das eleições marcadas para 01 de Dezembro, está programada uma acção de capacitação para os membros das mesas de votação nos dias 18, 19, 20 e 21 de Novembro.
Igualmente esta responsável avançou que a campanha de sensibilização para promover o voto consciente teve início hoje, com mensagens disseminadas por todas as localidades do município com um carro de som, mas também haverá acções com activistas passando a mensagem boca-a-boca.
Nair Furtado fez um apelo a todos os eleitores inscritos, incentivando-os a exercer seu direito de voto de maneira consciente e a escolher seus dirigentes de forma informada e responsável.
Para a presidência da Câmara Municipal de São Miguel concorrem Herménio Fernandes (MpD, poder) e Sílvio Tavares (PAICV, oposição).
MC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar