Praia, 09 Jun (Inforpress) – O ministro da Saúde afirmou hoje que cinco mil crianças poderão vir a ser observadas graças ao projecto conjunto do Ministério da Saúde e da organização Africa Avanza.
Jorge Figueiredo falava à margem da visita que efectuou ao Posto Sanitário do bairro da Boa Esperança, em Sal Rei.
O ministro revelou que a parceria com a Africa Avanza, que visa algumas alterações na estrutura e melhoria de cuidados a prestar, introduz e fortalecer a consulta de pediatria na ilha, com foco especial em crianças de 0 a 5 anos, as mais afectadas no sistema de saúde, e garantir cerca de 5 mil consultas anuais de pediatria, à semelhança da ilha Sal.
“A expectativa é que um caminho semelhante seja traçado na Boa Vista, permitindo que cinco mil crianças na Boa Vista possam ser observadas e re-observadas quantas vezes forem necessárias", afirmou.
Jorge Figueiredo indicou que se esperam benefícios como o "diagnóstico mais precoce de patologias, de doenças, internamentos mais precoces, tratamento mais correto das doenças", resultando em "crianças felizes".
Além do impacto directo na saúde, o ministro aproveitou a oportunidade para fazer um apelo às famílias, incentivando pais e mães a cuidarem mais das crianças, zelar pela sua educação e se preocuparem com o seu bem-estar geral, visando um futuro melhor para a nova geração.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar