Cidade da Praia, 04 Jun (Inforpress) – O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, destacou hoje, na cidade da Praia, a importância do diálogo e da partilha de experiências para enfrentar os desafios do mercado de trabalho cabo-verdiano.
Eurico Monteiro deixou estas considerações durante a abertura da primeira edição do fórum "Mercado e Trabalho Cabo-Verdiano: contexto actual e perspectivas futuras", buscando analisar o panorama do emprego e da formação profissional com foco no capital humano do país.
"Nós não estamos a fazer aqui outra coisa que não seja, simplesmente, ter aqui um espaço onde nós podemos trocar ideias, experiências e partilhar algumas dúvidas e inquietações para compreendermos melhor o nosso ecossistema", destacou o ministro.
Monteiro ressaltou a necessidade de afinar o sistema de resposta às necessidades da economia e do mercado de trabalho, abordando questões como a escassez de mão-de-obra em determinados sectores, a aparente contradição entre a robusta oferta formativa e o elevado desemprego jovem e o papel da migração laboral.
O Fórum, segundo o ministro, é um ambiente crucial para debater "como melhorar a nossa programação” e que sector deve merecer mais atenção.
Essas questões, conforme a mesma fonte, visam encontrar soluções para fixar os jovens no mercado de trabalho cabo-verdiano e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
A iniciativa busca consolidar uma abordagem inovadora na formulação de políticas públicas, baseada na escuta activa e no envolvimento directo dos beneficiários e parceiros sociais.
O objectivo é construir parcerias sólidas entre o Estado e as empresas, com foco na capacitação da juventude e na criação de mais e melhores oportunidades de inserção profissional, considerando a diversidade territorial e a insularidade do país.
O evento, que conta com o apoio de parceiros de cooperação internacional, como Portugal e Luxemburgo, visa gerar recomendações e subsídios para a construção de uma visão partilhada a médio e longo prazos na implementação de políticas públicas eficazes.
A expectativa é que os debates estratégicos permitam consolidar “ideias-chave” que garantam maior utilidade para a economia, para as empresas e, sobretudo, para as pessoas.
Após a abertura oficial, o fórum deu início ao seu primeiro painel temático, intitulado "Situação actual e transformações no mercado de trabalho em Cabo Verde", moderado pela professora universitária Sandra Fernandes.
A iniciativa "reforça" o compromisso de Cabo Verde em criar um ambiente “propício” ao desenvolvimento empresarial e à promoção de emprego digno para a sua população.
NA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar