Cidade da Praia, 29 Mai (Inforpress)- Os preços dos produtos alimentares de primeira necessidade a nível mundial apresentaram, na semana de 21 a 27 de Maio de 2025, uma tendência de baixa, de acordo com as informações da INFO Semanal divulgadas hoje.
A informação consta do INFO Semanal nº 21/2025, divulgado pelo Secretariado Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN) face ao comportamento dos preços dos produtos alimentares de base no mercado internacional.
De acordo com a INFO Semanal, os preços mundiais de trigo apresentaram uma tendência de baixa face à semana passada, sendo que na Rússia as cotações de exportação registaram uma baixa na ordem de -3,2% (por cento) comparativamente à semana passada e na União Europeia (UE), a queda nos preços de exportação de trigo da França -4,2%.
Na Argentina, revela a mesma fonte, as cotações de exportação de trigo assinalaram igualmente uma baixa face à semana passada, de 0,0%.
Ainda a mesma fonte, a exportação de arroz apresentou uma tendência de baixa face à semana passada, tendo a Tailândia registado ligeira redução em comparação com a semana passada, de -0,2%, enquanto no Vietname os preços apresentaram uma tendência de baixa de -0,3%, em relação a semana anterior.
De acordo com o boletim de informações, os preços mundiais de exportação de açúcar registaram uma tendência de baixa, face à semana anterior, sendo que no Brasil, o preço do açúcar diminuiu apesar da menor produção na região Centro-Sul do país no primeiro mês da campanha 2025/26. A produção de açúcar na região totalizou 1,58 MT em Abril.
Na Índia, o ministro do estado de Maharashtra (região de grande produção) afirmou que o governo espera uma boa produção agrícola em 2025/26, citando previsões meteorológicas de chuvas de monção este ano.
No que respeita aos preços mundiais de exportação do óleo de soja, o boletim realça a tendência de baixa face a semana passada, sendo que na Argentina, as cotações de óleo de soja diminuíram cerca de 3,4%, em relação à semana anterior, e no Brasil a baixa nos preços do óleo foi na ordem de 6,4%.
Relativamente aos preços mundiais de exportação de milho, a mesma fonte indica uma tendência mista em relação à semana anterior, com as cotações de exportação de milho nos Estados Unidos de 1,4%, impactadas pelas previsões de tempo excessivamente frio e húmido em partes do Centro-Oeste.
Na Argentina, o aumento sazonal da disponibilidade ditou a queda nos preços para -2,9%, sendo que no Brasil, o mercado do milho constatou uma queda de -0,9%, em relação à semana passada.
De acordo com Conab, a colheita do milho da safra completa de 2024/25 avançou para 87% até 24 de Maio.
KR/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar