Cidade da Praia, 26 Mai (Inforpress) – O presidente da Comissão Eleitoral (CE) do PAICV, Clóvis Silva, disse hoje à Inforpress que dados provisórios dão vitória ao candidato Francisco Carvalho nas eleições para a liderança do partido com 60,35% dos votos apurados até ao momento.
“Neste momento, 94 por cento (%) das mesas já foram apuradas”, afirmou Clóvis Silva, garantindo que, depois da reunião da CE, que está a decorrer com a participação dos mandatários das candidaturas concorrentes, os resultados definitivos serão anunciados.
O dirigente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV - oposição) avançou que, do total de 274 mesas, faltam 16 para serem apuradas.
Confirmou que a CE ainda não recebeu todas as actas, porque, justificou, “há sempre algum problema de rede nas comunicações”, que impediram que os presidentes das mesas enviassem os documentos.
Durante a reunião, a Comissão Eleitoral, de acordo com os resultados das eleições, vai igualmente fixar os mandatos e a lista dos delegados ao congresso eleitos por cada região.
O congresso do PAICV está agendado para decorrer de 27 a 29 de Junho, na cidade da Praia.
Instado como prevê o PAICV no futuro, em ordem a ganhar as eleições legislativas do próximo ano, Clóvis Silva respondeu que isto “dependerá da actual gestão” e também da forma como os ex-candidatos se comprometem para se conseguir a união do partido.
“O futuro depende da forma como o partido for gerido. O novo líder vai ter um papel federador”, advogou o presidente do Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV, defendendo que o novo líder eleito já deu “sinais neste sentido”.
Pelos pronunciamentos dos outros candidatos, há uma “perspectiva de apoio [ao novo líder]”, concluiu Clóvis Silva, mostrando-se esperançado que o partido saiu “mais forte dessas eleições”.
O ainda presidente do PAICV, Rui Semedo, já felicitou Francisco Carvalho, realçando que seguirão juntos na “construção de pontes para o presente e futuro, pelo PAICV e por Cabo Verde”.
“A partir de hoje deixaram de existir candidatos e a prioridade é procurar unir o partido em torno de causas e de desafios do desenvolvimento deste país de todos nós”, indicou Rui Semedo.
Os candidatos Nuias Silva e Francisco Pereira também já felicitaram publicamente o vencedor das eleições internas deste domingo.
A Inforpress tentou contactar com o candidato derrotado Jorge Spencer Lima, mas tal não foi possível.
LC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar