Cidade da Praia, 23 Mai (Inforpress) – O presidente do MpD e primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou hoje, no 5º Encontro Democrático, na Praia, a prioridade da educação na agenda governamental, com foco em reformas no ensino superior e aposta nas tecnologias digitais.
Sob o tema “Educação”, o encontro visa promover o debate e a recolha de contributos entre o Movimento para Democracia (MpD), a sociedade civil e a comunidade educativa, num formato aberto à participação cidadã.
“É um tema importante para a sociedade, para os jovens, para as famílias. Está na centralidade da nossa actuação política”, afirmou Ulisses Correia e Silva, explicando que, além das acções governativas em curso, o partido pretende, com estes encontros, construir novas ideias para o próximo ciclo político que se avizinha.
O líder do MpD lembrou que o actual ciclo de governação termina em 2026 e frisou que o partido está a trabalhar para renovar a confiança dos cabo-verdianos.
“Para isso, precisamos conectar também com a sociedade”, disse, reforçando que os encontros democráticos são espaços abertos e participativos.
Em relação aos desafios do sector educativo, destacou que, embora reformas importantes estejam em curso no ensino básico e secundário, é no ensino superior que recairá uma atenção especial no próximo ciclo.
“Precisamos aumentar a taxa de cobertura do ensino superior, e em Cabo Verde, ainda estamos à volta de 23% (por cento)”, informou.
Entre as medidas previstas estão o reforço no acesso a bolsas de estudo, a criação de residências universitárias e a redução dos custos para as famílias.
O líder do MpD esclareceu ainda que não se trata de tornar o ensino superior gratuito, mas sim de criar condições que facilitem o acesso e promovam a mobilidade estudantil entre as ilhas.
Destacando o papel estratégico da digitalização, o presidente do MPD sublinhou que o ensino superior pode chegar a todas as ilhas com apoio das tecnologias e da inteligência artificial.
“Não é possível ter universidades em todas as ilhas, mas é possível ter o ensino superior em todas as ilhas, o digital pode e deve ajudar a fazer isso”, garantiu.
O chefe do Governo alertou ainda para a importância de promover a literacia digital, capacitando jovens e crianças a utilizar essas ferramentas de forma consciente e informada, numa era em que a informação circula massivamente pelos dispositivos móveis.
Na ocasião, o líder do MpD também abordou a sua próxima participação na “Cape Verde Week”, em Washington, organizada pelo Banco Mundial para celebrar os 50 anos da independência de Cabo Verde.
O evento, afirmou, tem um forte simbolismo político e marca o reconhecimento da parceria sólida e duradoura entre o arquipélago e instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
A agenda da missão inclui encontros com dirigentes de topo, nomeadamente a diretora do FMI e o presidente do Banco Mundial, além de contatos com a comunidade cabo-verdiana local.
“Vamos reafirmar a relação de confiança e continuar a expandir esta parceria, que tem sido fundamental para o desenvolvimento de Cabo Verde”, concluiu.
KA/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar