Espargos, 23 Mai (Inforpress) - O estádio Marcelo Leitão vai ser este sábado,24, palco do jogo entre a Palmeira e o Boavista da Praia, a contar para a sexta e ultima jornada da fase preliminar do campeonato nacional de futebol.
O Boavista da Praia, já classificado para as meias-finais, e a liderar com 12 pontos, chega à ilha do Sal com a tranquilidade de quem cumpriu o seu objectivo.
No entanto, vai encontrar um Palmeira, que soma 11 pontos, a precisar de um empate para garantir a passagem ás meias-finais e uma vitória para terminar esta fase na primeira posição.
Na antevisão do jogo, o treinador dos verdes e branco da zona piscatória da Palmeira, Toca Leite, deixou claro que ambição da equipa passa somente em conquistar os três pontos.
"Vamos procurar a vitória, mesmo sabendo que vai ser frente à uma equipa que vem de quatro jogos sem sofrer golo e que tem o melhor ataque e defesa do campeonato. Mas, com todo respeito pelo adversário, vamos entrar para ganhar”, apontou
Neste sentido, reiterou que a intenção é procurar mais uma vitória e passar em primeiro lugar da fase preliminar do campeonato.
O treinador do Palmeira demonstrou estar atento às qualidades do adversário, reconhecendo o bom momento da equipa adversária.
"O Boavista da Praia tem uma dinâmica de jogo bem definida, fruto do excelente trabalho do seu treinador", destacou, revelando respeito pelo colectivo e pela dinâmica táctica do clube da capital.
“O técnico do Boavista tem vindo a tentar transportar muito dos seus jogos do ano passado para este campeonato, com dinâmicas semelhantes, embora com jogadores diferentes, mas a dinâmica de jogo tem-se repetido relativamente ao ano passado”, explicou.
A expectativa, segundo Toca Leite, é para uma grande partida de futebol, já que se trata “de duas das melhores equipas da actualidade, ambas com aspirações sérias no campeonato nacional”.
O campeonato nacional conta com a participação de dez equipas, as oito campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeão em título) e a Académica da Praia, na qualidade de segundo classificado de Santiago Sul.
Nesta presente temporada, 2024/2025, a prova é disputada num novo modelo, já que cai a fase de grupos, para passar a ser discutida no novo formato da UEFA Champions League.
As regiões desportivas do Maio e da ilha Brava não realizaram as provas oficiais, pelo que, esta temporada, não participam no campeonato nacional.
Sendo assim, as campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeã em título) ficam num só grupo e cada equipa disputa seis jogos, com seis adversários (três em casa e três fora).
Os quatro primeiros classificados passam para as meias finais da competição, cuja final está agendada para 21 de Junho no Estádio Adérito Sena, no Mindelo.
NA/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar