Parlamento: Deputada do MpD regozija-se com obra de reabilitação e asfaltagem de estrada Fontes Almeida/Trindade

Inicio | Política
Parlamento: Deputada do MpD regozija-se com obra de reabilitação e asfaltagem de estrada Fontes Almeida/Trindade
23/05/25 - 03:38 pm

Cidade da Praia, 23 Mai (Inforpress) – A deputada do grupo parlamentar MpD (poder) Isa Gandira regozijou-se hoje com o Governo pela retoma da obra de asfaltagem da estrada Fontes Almeida/Trindade, considerando que a mesma vai “dignificar” as condições de vida da população local.

Durante uma intervenção feita na última sessão plenária do mês de Maio, que iniciou esta manhã com questões gerais, contando com a intervenção de deputados de vários ciclos eleitorais, Isa Gandira mostrou-se “satisfeita” com a retoma desta obra que, segundo afirmou, vai “transformar” a vida das pessoas que moram nessas localidades.

Segundo a parlamentar, o Governo tem estado a trabalhar para desencravar várias localidades, com obras “importantes” que visam aumentar a auto-estima das pessoas, melhorar as condições de vida das famílias e dinamizar a economia local.

Com esta obra e também o projecto da dessalinização de água em Achada Baleia, Isa Gandira assegurou que contribuirá para atrair mais investimentos privados e permitir também a criação de mais postos de trabalho.

Para além destas obras, lembrou que o Governo tem ainda um conjunto de obras para concretizar neste município, nomeadamente, as obras da requalificação da circular da zona de Água de Gato e da estrada de Rui Vaz.

A requalificação da estrada que liga as zonas de Milho Branco a Móia Móia é outro projecto importante para este município que, segundo avançou, o Governo está a aguardar a finalização do estudo sobre o seu impacto ambiental para dar o arranque a uma outra fase do projecto.

A deputada eleita pelo círculo eleitoral de Santiago Sul, aproveitou a oportunidade para criticar o edil de São Domingos sobre a sua governação, afirmando que lamenta a “incompetência instalada” na execução de projectos para o desenvolvimento desse município.

Criticou o atraso do arranque da reabilitação de algumas habitações, ligação de água domiciliar, reabilitação de placas desportivas, entre outros projectos, em algumas zonas do município, sublinhando que não fizeram ainda não é por falta de “financiamento”.

Por seu lado, o deputado nacional do PAICV eleito pelo círculo eleitoral de Santiago Sul, Manuel Brito, refutou as acusações da deputada Isa Gandira assegurando que o município está “atrasado” por causa da má governação do antigo edil do MpD, que deixou uma dívida na câmara de 231 milhões de escudos entre outras dívidas e ainda várias promessas não compridas.

Em relação à retoma das obras, enalteceu o Governo pela retoma desta obra, afirmando que está “muito contente”, e que a população de Fontes Almeida merece estar com estradas em condições para viverem com “mais dignidade”.

Manuel Brito deixou um aviso ao Governo de que vai fiscalizar de perto esta obra.

Quanto à promessa do Governo sobre a requalificação da estrada que dá acesso de Milho Branco a Móia Móia, disse também que os munícipes, sobretudo a população desta freguesia, está a aguardar o seu arranque e espera ser concretizado.

De realçar que o encravamento da estrada de Fontes Almeida é considerada pelos moradores locais, como um dos principais problemas desta zona, onde já fizeram inúmeras manifestações com o objectivo de mostrar às autoridades as “angústias e preocupações” que têm passado durante anos com buracos, terras e pedras e más condições de acesso, entre outros constrangimentos, que têm enfrentado para se deslocarem a outros lugares.

DG/HF

Inforpress/Fim

Partilhar