Futebol/Campeonato CV: Sanjoanenses "motivados e focados" no objectivo de chegar às meias-finais - treinador

Inicio | Desporto
Futebol/Campeonato CV: Sanjoanenses "motivados e focados" no objectivo de chegar às meias-finais - treinador
22/05/25 - 02:48 pm

Porto Novo, 22 Mai (Inforpress) – O treinador dos Sanjoanenses, Gunga Fonseca, disse hoje que a equipa está "motivada e focada" no objectivo, inicialmente traçado pelo clube, que é chegar pela primeira vez às meias-finais do campeonato nacional de futebol.

Os Sanjoanenses estão a caminho de São Nicolau onde, no sábado, defrontam a Ultramarina, em jogo da última jornada da fase de grupos da competição, bastando aos azuis do Porto Novo um empate para alcançar o feito inédito de estar na “final four” da competição.

“O nosso objectivo é claro. Queremos estar nas meias-finais do campeonato nacional e isso passa por pontuar em São Nicolau”, avançou o técnico dos Sanjoanenses, que antevê uma tarefa complicada para a sua equipa, que terá pela frente um adversário, que quer despedir-se da prova com uma vitória em casa.

Ao longo desta semana, os campeões regionais de Santo Antão Sul prepararam o desafio com a Ultramarina “com o espírito de vitória, com motivação e confiança” para pontuar em São Nicolau, explicou ainda o Gunda Fonseca, satisfeito com a prestação da sua equipa até agora.

“O balanço que fazemos até agora é positivo. Ainda não sofremos qualquer derrota, estamos a realizar um bom nacional”, concluiu este técnico, que está a um empate de qualificar os Sanjoanenses, pela primeira vez no seu historial, às meias-finais da maior competição futebolística de clubes em Cabo Verde.

Ultramarina – Sanjoanenses, Botafogo – Paulense, Palmeira – Boavista, Sal Rei – Scorpion, Mindelense – Académica da Praia são os jogos deste fim de semana a contar para a última jornada da fase de grupos.

O Boavista, já classificado, lidera (12 pontos), seguido pelo Palmeira e Sanjoanenses, (ambos com 11 pontos), Paulense e Académica da Praia (com oito pontos cada) e Mindelense (sete pontos).

As formações da Ultramarina (quatro pontos), Sal Rei (dois pontos), Scorpion (oito pontos) e Botafogo (um ponto) estão fora da corrida para a próxima fase.

O campeonato nacional de futebol conta com a participação de dez equipas, as oito campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeão em título) e a Académica da Praia, na qualidade de segundo classificado de Santiago Sul

Esta presente temporada, 2024/2025, é disputada num novo modelo, já que cai a fase de grupos, para passar a ser discutida no novo formato da UEFA Champions League.

As regiões desportivas do Maio e da Brava não realizaram as provas oficiais, pelo que esta temporada não participam no campeonato nacional.

Sendo assim, as campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeã em título), ficam num só grupo e cada equipa disputa seis jogos, com seis adversários (três em casa e três fora).

Os quatro primeiros classificados passam para as meias finais da competição, cuja final está agendada para 21 de Junho no Estádio Adérito Sena, no Mindelo.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar