Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – O Presidente da República anunciou hoje que pretende realizar, em Agosto do próximo ano, em Paris, França, uma convenção para mobilizar a diáspora cabo-verdiana e debater o desenvolvimento de Cabo Verde para os próximos 50 anos.
A ideia foi partilhada por José Maria Neves durante a conferência de imprensa de balanço do terceiro ano do seu mandato que decorreu sob o lema “Novas Possibilidades Cabo Verde 2075”, tendo afirmado que a iniciativa insere-se nas actividades comemorativas do 50º aniversário da Independência de Cabo Verde que será celebrado em 2025.
"Eu acho que uma das maiores riquezas de Cabo Verde é a diáspora e podíamos estar muito mais avançados se mobilizássemos, por exemplo, todas essas competências e capacidades para o ensino superior em Cabo Verde”, apontou o Chefe de Estado.
No seu entender, Cabo Verde é grande demais para ficar apenas reduzido às dez ilhas, e sublinhou que esses primeiros 50 anos sejam um primeiro passo para construir um futuro melhor para as ilhas.
Entretanto, afirmou que Cabo Verde poderia estar muito mais avançado, principalmente, ao nível da medicina.
Nesse sentido, disse que é preciso que as universidades façam um ponto de encontro entre os académicos, investigadores e professores cabo-verdianos que estão espalhados pelo mundo.
“Imaginem a nossa escola de medicina com cabo-verdianos, professores universitários, investigadores, especialistas que estão na diáspora e pudéssemos colocar todas essas competências e capacidades não só para o ensino universitário, para a investigação, mas também para o atendimento dos nossos diferentes hospitais”, sugeriu.
No seu ponto de vista, avançou que o Presidente da República pode ser esse laço de união e a força mobilizadora da diáspora para elevar a patamar de participação da diáspora no processo de desenvolvimento do país.
José Maria Neves foi empossado como 5º Presidente da República de Cabo Verde a 09 de Novembro de 2021.
AV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar