Autarquia da Praia promove conferência sobre inteligência artificial e a educação do futuro para alunos e professores

Inicio | Sociedade
Autarquia  da Praia promove conferência sobre inteligência artificial e a educação do futuro para alunos e professores
20/05/25 - 08:52 pm

Cidade da Praia, 20 Mai (Inforpress) - A Câmara Municipal da Praia (CMP) promoveu hoje uma conferência sobre “Inteligência artificial e a educação do futuro”, destinada aos alunos e professores, com o objectivo de os sensibilizar para a importância do uso desta tecnologia.

Esta conferência aconteceu na sala do Munícipe dos Paços do Concelho, com o subtema “Educação do Futuro em Cabo Verde: Inteligência Artificial como Oportunidade de Transformação” que, segundo a coordenadora do Pré-escolar da Câmara, Ana Reis, tem como objectivo expandir mais o conhecimento do tema no seio desse grupo.

Explicou que a conferência visa ainda promover um debate mais profundo sobre inovações pedagógicas e a importância da inteligência artificial nas salas de aula e na educação futuramente.

O conferencista Silvino Évora, da Universidade de Cabo Verde, durante o debate chamou atenção para o uso correcto desta ferramenta e as consequências que pode trazer na aprendizagem e no dia-a-dia.

“Se não tomarmos cuidados, poderemos emergir neste mundo da Inteligência Artificial ( IA) se não medimos passos que vamos dar, trazendo uma certa desaprendizagem do que aprendizagem”, explicou.

 

Com isso, sublinhou que é preciso fazer o uso com cuidado, para que no futuro não se tenha “analfabeto funcional”, ou seja, pessoas que conseguem fazer todos os trabalhos com esta ferramenta, mas que caso não tenham, não consegue produzir nada. 

Por outro lado, destacou a grande vantagem para os professores, a nível do acompanhamento de perto dos estudantes, na elaboração e correcção das provas, entre outras vantagens. 

Continuou, chamou atenção dos professores para usarem IA, sem perderem a essência das competências adquiridas ao longo dos anos. 

Ainda um outro conferencista, Lino Moniz, realçou que é sempre bom debater este tema, sobretudo, nesta era que o mundo vem passando todos os dias com a transformação. 

"É um assunto pertinente que permite não só sensibilizar as autoridades, sociedade, mas também todos os professores e alunos para que comecem a se inserir no mundo das tecnologias", elucidou o conferencista.

“Os alunos devem começar desde agora para que no futuro, ao entrarem no mercado de trabalho, já estejam preparados para atenderem às demandas que o mundo corporativo está a adoptar, a nível da inteligência artificial”, sublinhou Lino Moniz. 

Esta nova tecnologia traz muitos ganhos para os professores, destacou, sobretudo, na preparação das aulas e produção dos conteúdos e acompanhamento dos alunos.

Por fim, pediu a todos para aproveitarem o uso desta ferramenta de forma positiva, com tudo o que ela traz de melhor para aprendizagem.

DG/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar