Futebol/Campeonato CV: Sanjoanenses consentem empate (0-0) com o Botafogo e adia qualificação às meias-finais

Inicio | Desporto
Futebol/Campeonato CV: Sanjoanenses consentem empate (0-0) com o Botafogo e adia qualificação às meias-finais
18/05/25 - 09:01 pm

Porto Novo, 18 Mai (Inforpress) – Os Sanjoanenses e o Botafogo empataram hoje sem golos (0-0) em jogo disputado no Estádio Municipal do Porto Novo, a contar para a quinta jornada do campeonato nacional de futebol.

Na primeira parte, a formação dos Sanjoanenses perdeu, aos 20 minutos, uma soberana oportunidade para se adiantar no marcador, com o dianteiro Dimas a falhar com a baliza à sua mercê, para o desespero dos adeptos dos azuis.

Ainda na etapa inicial, o Botafogo reclamou uma grande penalidade por uma suposta falta sobre um avançado dos campeões regionais da ilha do Fogo na área da equipa adversária.

Na final do primeiro tempo, os campeões regionais de Santo Antão Sul estiveram também perto de marcar.

Os Sanjoanenses entraram melhor na segunda parte e o avançado Daiuca, por pouco, não fez o golo a cabecear à queima, obrigando o guardião do Botafogo a uma boa defesa, evitando o golo da equipa santantonense.

A etapa complementar foi de parada e resposta, com algumas oportunidades de marcar para ambas equipas.

O treinador do Botafogo, Danilo Dinis, disse que foi um jogo dividido ao longo dos 90 minutos, considerando que foi uma partida bem disputada entre duas equipas que proporcionaram aos expectadores um bom espectáculo.

Danilo Dinis adiantou que o Botafogo, que conseguiu o seu primeiro ponto na prova, e já sem possibilidades de qualificação, vai agora preparar o seu próximo jogo para dignificar o futebol foguense. 

O treinador dos Sanjoanenses, Gunga Fonseca, afirmou que se tratou de um jogo difícil e lamentou o facto de a sua equipa ter causado alguma ansiedade, que levou os seus jogadores a pecaram na finalização.

O técnico dos azuis da Ribeira das Patas avançou que a sua equipa, apesar do empate, continua na luta para alcançar os objectivos inicialmente traçados, que é chegar às meias-finais do campeonato.

Na próxima jornada, os representantes de Santo Antão Sul têm uma deslocação difícil a São Nicolau para defrontar a Ultramarina, mas o técnico dos Sanjoanenses disse que os jogadores têm a consciência de que terão que fazer um bom jogo para que a equipa possa qualificar-se à final four da competição.

O campeonato nacional de futebol conta com a participação de dez equipas, as oito campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeão em título) e a Académica da Praia, na qualidade de segundo classificado de Santiago Sul. 

Esta presente temporada, 2024/2025, é disputada num novo modelo, já que cai a fase de grupos, para passar a ser discutida no novo formato da UEFA Champions League.

As regiões desportivas do Maio e da Brava não realizaram as provas oficiais, pelo que esta temporada não participam no campeonato nacional.

Sendo assim, as campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeã em título), ficam num só grupo e cada equipa disputa seis jogos, com seis adversários (três em casa e três fora).

Os quatro primeiros classificados passam para as meias finais da competição, cuja final está agendada para 21 de Junho no Estádio Adérito Sena, no Mindelo.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar