Tecido empresarial cabo-verdiano está mais fortalecido com a actuação da Pró-Empresa-PCA

Inicio | Economia
Tecido empresarial cabo-verdiano está mais fortalecido com a actuação da Pró-Empresa-PCA
16/05/25 - 09:01 pm

Cidade da Praia, 16 Mai (Inforpress) – O presidente da Pró-Empresa, Edney Cabral, considerou hoje que o tecido empresarial cabo-verdiano está actualmente mais fortalecido graças à actuação desta instituição, que está a comemorar oito anos de existência.

A declaração foi feita hoje no âmbito do lançamento do evento “Conversas Empresariais: Negócios Reais, Soluções Pró”, realizado na cidade da Praia.

Uma nova iniciativa que visa, segundo a instituição, aproximar microempreendedores de soluções práticas, acessíveis e eficazes para os desafios do dia-a-dia empresarial.

Além de abrir este novo espaço de diálogo empresarial, o evento marca também a comemoração do 8.º aniversário da Pró Empresa que, ao longo dos anos, tem desempenhado um “papel fundamental” no incentivo ao empreendedorismo, inovação e desenvolvimento sustentável em Cabo Verde.

“Inegavelmente, eu tenho de reconhecer que o tecido empresarial cabo-verdiano está mais fortalecido com a actuação da Pró-Empresa. Estamos a fazer jus ao que foi a razão da nossa criação, que é, efetivamente, apoiar a criação e o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas cabo-verdianas”, disse Edney Cabral.

Indicou, a título de exemplo, a aposta na capacitação, contribuindo com isso para um “grande salto” na transição do informal para o formal, e também para a melhoria significativa no acesso das empresas ao financiamento.

“Temos milhares de empresas que tiveram acesso ao financiamento com garantia 100% do ecossistema e puderam desenvolver as suas actividades e contribuir para o crescimento da economia”, realçou.

Entretanto reconheceu que existem ainda desafios, nomeadamente, no que diz respeito a questões de burocracias no acesso aos financiamentos, mesmo à Pró-empresa, e principalmente daqueles que não estão nos centros urbanos onde esta instituição está presente.

“Tendo feito este diagnóstico, que os processos precisam ser mais céleres, que o acesso ao financiamento deve ser mais rápido, nós criamos um programa que designamos de Banco para Jovens e Mulheres”, ressaltou.

O PCA da Pró Empresa aproveitou para reiterar o firme compromisso desta instituição em apoiar as empresas cabo-verdianas, e os empregadores para a criação de valor.

ET/JMV

Inforpress/Fim

 

Partilhar