Cidade da Praia, 16 Mai (Inforpress) – A Associação de Pescadores e Peixeiras de Achada Grande Trás e São Tomé (APPAST) marca o Dia Nacional das Peixeiras, assinalado este sábado, 17, com actividades em homenagem ao trabalho que estas profissionais exercem no sector pesqueiro.
As actividades iniciam-se a partir das 10:00 e prolongam-se até às 16:00, na zona de Marrocos, em Achada Grande Trás, e vão desde palestras sobre o empoderamento das mulheres, desafios que enfrentam no seu trabalho, e sobre a segurança social, contando ainda com almoço convívio e brindes para as peixeiras.
Como parceiros contam com o Ministério do Mar, a FAO e a Câmara Municipal da Praia.
Para o presidente da APPAST, Alberto Tavares, trata-se de um dia de grande importância por considerar o trabalho destas “mulheres do mar” parte fundamental da segurança alimentar na sociedade.
“Porque nós os pescadores vamos à pesca e as peixeiras fazem de tudo para fazer chegar peixe fresco à casa das pessoas”, justificou, afirmando que o objectivo das actividades é dar força às peixeiras pelo trabalho que fazem no dia-a-dia.
Apontou entre os maiores desafios enfrentados por estas mulheres, a dificuldade de conservação do pescado, quando não conseguem vender todo o peixe num dia.
O Dia Nacional das Peixeiras foi instituído em 2024 e comemorado pela primeira vez em Cabo Verde a 17 de Maio do mesmo ano, após aprovação no Conselho de Ministros da proposta sugerida pela Associação Peixeiras do Mindelo. A data foi escolhida por ter sido criada, neste dia, a primeira associação de peixeiras do país.
De acordo com a resolução, publicada no Boletim Oficial, esta decisão presta um “justo reconhecimento” às peixeiras cabo-verdianas e homenageia todas aquelas que ao longo de muitos anos se dedicaram à actividade de transformação e comercialização dos produtos de pesca.
ET/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar