Ribeira Brava, 16 Mai (Inforpress) –A taxa de inflação média dos últimos doze meses em Cabo Verde situou-se nos 1,8% no mês de abril de 2025, revelam dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com os dados do INE, este valor representa um aumento de 0,2 pontos percentuais (p.p.) em comparação aos registados durante o mês de Março.
Os dados do Índice de Preços no Consumidor (IPC) para Abril de 2025 apontam ainda para uma variação mensal de 0,4%, um acréscimo significativo de 0,4 p.p. face ao registado em Março.
No que diz respeito à variação acumulada do IPC, esta atingiu os 1,1% até Abril, superando em 1,1 p.p. a taxa observada no período homólogo do ano anterior.
A taxa de variação homóloga do IPC total fixou-se em 2,5% em Abril de 2025, apresentando um aumento de 0,3 p.p. relativamente ao mês precedente. Este indicador compara o nível de preços actual com o do mesmo mês do ano anterior.
Os dados do INE apontam ainda que o indicador de inflação subjacente, que exclui energia e bens alimentares não transformados, demonstrou uma variação homóloga de 2,8%, um aumento notável de 0,7 p.p. face a Março de 2025.
O índice de Preços no Consumidor (IPC) é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Cabo Verde.
O IPC não é, desta forma, um indicador do nível de preços registado entre períodos diferentes, mas antes um indicador da sua variação.
WM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar