Santa Catarina: Intercâmbio cultural leva Kola San Jon ao centro da cidade de Assomada

Inicio | Cultura
Santa Catarina: Intercâmbio cultural leva Kola San Jon ao centro da cidade de Assomada
15/05/25 - 07:53 pm

Assomada, 15 Mai (Inforpress) – Um grupo de tamboreiros de São Nicolau, que se encontra desde o dia 11 de Maio, em Santa Catarina (Santiago), para um intercâmbio cultural, promoveu hoje um desfile de Kola San Jon, na praça central de Assomada.

Em declarações à Inforpress, o vereador da Cultura, Desporto e Turismo da Câmara de Santa Catrina, Adilson Tavares, informou que este intercâmbio cultural vem na sequência do realizado à São Nicolau, em Março, pelos grupos de batuco e tabanca santa-catarinenses.

Conforme lembrou, o grupo sanicolauense, que vai estar em Santa Catarina até sábado, 17, além do desfile desta quinta-feira, já visitou vários pontos turísticos, e ainda algumas instituições e escolas do município para falar sobre Kola San Jon.

“Pretendemos trazer para o centro da cidade de Assomada todas as manifestações culturais, e hoje demos início com Kola San Jon de São Nicolau, e nos próximos com batuco e tabanca”, indicou o autarca.

É que, segundo este responsável, o batuco e tabanca, patrimónios culturais imateriais de Cabo Verde, têm ganhado força fora da cidade de Assomada.

Na ocasião, avançou que ficou acordado para “próximos tempos” um outro intercâmbio, desta feita a nível do desporto, com destaque para as modalidades de andebol e futebol.

Já no sábado, 17, o grupo de tamboreiros de São Nicolau desloca-se ao município de São Miguel, para promover mais um desfile de Kolá San Jon pelas ruas do bairro de Ponta Verde, que tem como santo padroeiro São João Baptista.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar