Pedra Badejo, 09 Nov (Inforpress) – A delegada da Comissão Nacional de Eleições (CNE) em Santa Cruz, informou hoje que os preparativos para as eleições autárquicas de 2024 no município estão em fase avançada, com aumento de eleitores e de mesas de voto.
Em entrevista à Inforpress, Dulcelina Alves avançou que estas eleições contam com um total de 17.718 eleitores inscritos, representando um aumento de 433 eleitores em comparação com 2020, quando o município contava com 17.285 eleitores.
Distribuídos por 28 localidades, Alves explicou que os eleitores terão acesso a 53 mesas de voto, três a mais do que em 2020, com o maior número de eleitores registado em Achada de Fátima, onde foram criadas mais duas mesas para facilitar o acesso ao voto.
Segundo a mesma fonte, a maioria das assembleias de voto vão funcionar em edifícios públicos, conforme o Código Eleitoral, mas em algumas localidades, como Boca Larga, Salinas, Achada Fátima e Ponta Achada, as mesas funcionarão em residências particulares desocupadas, mediante acordo com a CNE.
Dulcelina Alves destacou a participação de quatro candidaturas no pleito, incluindo MpD, PAICV, UCID e PTS, cujos representantes já enviaram propostas para a composição das mesas de voto.
Avançou que a logística eleitoral também está em progresso, realçando que a CNE de Santa Cruz já recebeu biombos e urnas da Comissão de Recenseamento Eleitoral, e aguarda a chegada de outros materiais necessários para o processo de votação.
Para incentivar o voto consciente, a delegação da CNE no município já agendou uma campanha de sensibilização entre os dias 12, 13 e 14 de Novembro, e para garantir a normalidade do processo, nomeadamente a entrega dos materiais e supervisionamento do funcionamento das mesas de voto no foram contratados dois assistentes e colaboradores para tal.
Em relação à abstenção, Dulcelina Alves disse que os números podem ser influenciados pela migração de eleitores nos últimos anos.
Sobre o voto antecipado, informou que a Câmara Municipal de Santa Cruz é a entidade que coordena este processo, já preparou as listas de eleitores reclusos e aqueles que podem solicitar o voto antecipado e a delegação da CNE encontra-se pronta para acompanhar o processo.
Os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz são Carlos Silva (PAICV), Líver Gomes (MpD), Wilson Garcia (UCID) e Daniel Cesário Fernandes (PTS).
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar