Mindelo, 13 Mai (Inforpress) – O pró-reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) João Almeida Medina disse hoje, no Mindelo, que é preciso cuidar dos profissionais da enfermagem para “fortalecer a humanidade”, mas com “equilíbrio emocional, social e económico”.
O responsável pelos pelouros de Avaliação, Comunicação e Eficiência na Uni-CV falava na abertura das IX Jornadas Académicas de Enfermagem, este ano sob lema “Os nossos enfermeiros, o nosso futuro, cuidar dos enfermeiros fortalece as economias”, no âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado na segunda-feira, 12.
Almeida Medina sublinhou que o curso de Enfermagem tem dado “muitas alegrias” à Uni-CV, pelo engajamento e dedicação dos alunos, mas aproveitou o momento para chamar atenção dos estudantes sobre aquilo que designou de “disfunções tecnológicas”, que podem estar, admitiu, “a mexer” com o aproveitamento, sobretudo dos rapazes, no mundo estudantil.
Num outro ponto da sua comunicação, alertou para a necessidade de a escola dar uma “atenção especial” ao “afecto com autocuidado”.
“Educar com afecto para a diversidade, compreender e colocar no lugar do outro para partilhar o outro”, elucidou, ou seja, continuou, “no fundo a polifonia para escutar a todos para gerar transformações”.
Na mesma linha, a coordenadora-adjunta do Grupo Disciplinar da Enfermagem da Uni-CV, Dilma Pires, elucidou que a jornada académica é pensada “pelos e para os estudantes” do curso de Enfermagem, um “momento de reflexão” sobre a importância da profissão.
Conforme explicou, no decorrer do evento os alunos vão apresentar os trabalhos que têm em curso, e todas as turmas vão efectuar comunicações e dar impulso àquilo que é académico.
“Os nossos estudantes, junto com os profissionais da área de vários sectores e dimensão da enfermagem, vão partilhar experiências para uma reflexão crítica e pensar a enfermagem agora e no futuro”, concretizou a mesma fonte.
Dilma Pires referiu ainda que se trata de um momento de reflexão sobre a promoção do bem-estar dos enfermeiros, “que eles também precisam ser cuidados para prestar o serviço de forma saudável e com mais qualidade”, já que, finalizou, é uma classe que enfrenta “vários desafios”.
Entre estes nomeou a sobrecarga de trabalho, mas também políticas que “muitas vezes” precisam de investir e de valorizar a profissão e melhorar as condições de trabalho.
Em São Vicente estão matriculados cerca de uma centena de alunos no curso de Enfermagem da Uni-CV.
A programação das IX Jornadas Académicas de Enfermagem, no Mindelo, inclui comunicações orais, apresentação de pósteres científicos, palestras e mesas redondas com especialistas, bem como workshops práticos, actividades culturais e desafios académicos.
Iniciativa idêntica, ou seja, as X Jornadas Académicas de Enfermagem, será realizada na cidade da Praia na quarta-feira, 14, no Auditório n.º 102, do Campus do Palmarejo Grande.
AA/CP
Inforpress/Fim
Partilhar