Porto Novo: Construtores de tambores se preparam para atender à demanda durante as festas de São João

Inicio | Cultura
Porto Novo: Construtores de tambores se preparam para atender à demanda durante as festas de São João
11/05/25 - 10:40 am

Porto Novo, 11 Mai (Inforpress) – Os construtores de tambores já se preparam para atender à demanda durante as festividades de São João Baptista no município do Porto Novo, que acontecem em Junho, soube hoje a Inforpress junto destes artesãos.

Construtor de tambores há mais de 40 anos, Sebastião Monteiro, 67 anos, disse à Inforpress que se prepara já para atender à procura deste instrumento que marca as festas de romaria em Santo Antão.

“Estou constantemente a construir tambores, mas, por altura das festas de romaria, sobretudo, de São João, precisamos nos preparar para atender ao aumento de procura", disse.  

Os tambores deste artesão, condecorado pelo Governo com medalha de mérito cultural do segundo grau, são muito requisitados em Cabo Verde, mas também no estrangeiro, designadamente nos Estados Unidos da América (EUA), na Holanda e no Luxemburgo.

O artesão Noé Cruz, também residente no Porto Novo, e muito conhecido pelos tambores que confecciona, disse que está a construir este objecto para atender à demanda durante as festas de São João, no próximo mês.

Noé Cruz disse à Inforpress que já está a construir tambores para responder ao aumento de procura durante as festividades do santo padroeiro, em que este instrumento típico das festas juninas desempenha “um papel muito importante”.

Este artesão de 58 anos confecciona, além de tambores, navios tradicionais, produtos que fazem parte desta manifestação popular, que movimenta Porto Novo ao longo do mês de Junho e que tem estatuto de património cultural imaterial nacional.

Os tambores feitos por estes dois artesãos ostentam selo de origem atribuído aos produtos genuínos de Santo Antão.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar