Porto Novo: Agricultores de Ponte Sul/Chã de Mato com colheita de batata comum à volta de dez toneladas

Inicio | Economia
Porto Novo: Agricultores de Ponte Sul/Chã de Mato com colheita de batata comum à volta de dez toneladas
07/05/25 - 01:05 pm

Porto Novo, 07 Mai (Inforpress) – Os cerca de 40 agricultores no perímetro agrícola em Ponte Sul/Chã de Mato, Porto Novo, Santo Antão, conseguiram este ano uma safra estimada em dez toneladas de batata comum, informou hoje o porta-voz dos produtores.

Augusto Fortes avançou à Inforpress que foi “uma boa colheita” de batata comum, um produto que é cultivado por todos os agricultores deste perímetro agrícola, um dos poucos existentes no município do Porto Novo ainda livre da praga dos mil pés.

“A colheita de batata comum foi boa este ano. Neste perímetro (Ponte Sul/Chã de Mato) não temos a praga dos mil pés e isso facilita a produção deste e de outros produtos, como a batata doce, a cebola, a cenoura”, explicou este agricultor.

Augusto Fortes assegurou que a actividade agrícola nesta localidade está a desenvolver-se sem dificuldades de maior, ressaltando o facto de haver disponibilidade de água para a irrigação das parcelas.

Adiantou que a associação local dos agricultores tem trabalhado no sentido de impedir que os mil pés cheguem ao perímetro agrícola, considerando que os lavradores estão conscientes da necessidade de se manter essa praga daninha longe deste perímetro.

Martiene Chã de Norte e Tarrafal de Monte Trigo são outras zonas do município do Porto Novo ainda sem essa praga dos mil pés e, por esta razão, têm sido excelentes produtores de batata comum e de outros tubérculos.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar