Ribeira Brava, 05 Mai (Inforpress) – A Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE) fez hoje a entrega de certificados a 26 cozinheiras dos dois municípios da ilha, que participaram da formação em Higiene e Segurança Alimentar e Técnicas Básicas de Confeção Culinária.
Em declarações à imprensa, a administradora executiva da FICASE, Nadine Tavares, disse que esta formação é “muito pertinente para complementar as actividades dessas cozinheiras a nível nacional”.
Conforme destacou, a nível nacional cerca de 70% das formações já foram concluídas e estão na fase de entrega de certificado e continuidade das formações seguintes.
“Diariamente, durante o ano lectivo, nós atingimos cerca de 100 mil pessoas diárias, o que corresponde a cerca de 20% da população nacional, o que representa uma grande responsabilidade para a nutrição e a segurança alimentar no país”, realçou, destacando a importância de capacitar as cozinheiras.
Para além da entrega de certificado às cozinheiras, a administradora executiva da FICASE, que se encontra na ilha para uma visita de três dias, vai manter encontros com “parceiros cruciais” para o sucesso do programa, nomeadamente as delegações de Saúde e a delegações escolares de São Nicolau.
Adicionalmente, a presidente da FICASE vai reunir-se com fornecedores de produtos complementares, como frutas, legumes, verduras, frangos e pescado, com vista ao reforço do fornecimento que visa “aumentar o valor nutricional das refeições que são servidas nas escolas”.
“É um momento de também podermos fazer a visita e seguimento dos nossos programas nas escolas, ter atenção aos constrangimentos, desafios e também podermos nos preparar para o arranque do próximo ano lectivo e dar melhor resposta àquilo que é da atribuição da eficácia”, acrescentou.
Algumas cozinheiras ouvidas pela Inforpress destacam a importância da formação, sublinhando que a mesmo os permitiu “aprender mais” e os vai ajudar a “melhorar ainda mais as refeições oferecidas aos alunos”. WM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar