Nova Sintra, 05 Mai (Inforpress) – A coordenadora da campanha Maio Furta-Cor, na Brava, Edoneia Teixeira, anunciou hoje o início do evento na ilha, indicando para este mês a realização de diversas actividades que visam sensibilizar a causa da saúde mental e materna.
Em declarações à Inforpress, Edoneia Teixeira explicou que a campanha, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental e materna, vai decorrer este ano sob o lema “saúde mental materna, direito de todos”.
“Já existem mais de 100 leis a cerca da acção que institui Maio como o mês dedicado à consciencialização e promoção da saúde mental materno, no calendário”, salientou.
Neste sentido, Edoneia Teixeira informou que a campanha já está a decorrer em cinco continentes e 14 países do mundo, sendo que na ilha Brava está a decorrer pelo terceiro ano consecutivo.
Segunda a mesma fonte, nesta época é celebrado o Dia das Mães, mas muitas pessoas desconhecem os desafios que estas progenitoras enfrentam em relação a sua saúde mental e este mês é para educar e informar o público sobre estas questões.
Os estigmas que existem em torno da suade mental, prosseguiu, é uma realidade para muitas das mães no mundo inteiro e a campanha Maio Furta-Cor ajudará a reduzir as marcas e encorajar a mães a procurarem ajuda sem medo de serem julgadas.
“Desde 2002 Cabo Verde decidiu abraçar esta causa e actualmente já contamos com vários parceiros. E graças a estes tem sido possível realizar esta campanha em vários concelhos e comunidades do país, com a participação de muitos profissionais”, ressaltou.
Daí, a responsável sublinhou que a organização desta campanha acredita que as acções e os eventos desenvolvidos ao longo destes anos têm ajudado na promoção da literacia e na sensibilização para esta área, com um impacto positivo no seio da sociedade cabo-verdiana.
A coordenadora realçou ainda que a campanha é ministrada através de palestras, divulgações nas redes sociais, rodas de conversas, caminhadas, entre outras acções, mas sempre priorizando a consciencialização sobre a importância da saúde mental.
“A campanha é destinada às gestantes, mães, pais, profissionais de saúde e público em geral. Esperamos um bom resultado, uma maior compreensão sobre a sua importância, melhor qualidade de vida e o bem-estar psicológico, entre outros”, concluiu.
DM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar