Assomada, 02 Mai (Inforpress) – A cidade de Assomada iniciou oficialmente as comemorações do seu 24.º aniversário com a tradicional Feira 13 de Maio, inaugurada hoje e que "promete movimentar a cidade até ao dia 10 de Maio".
Este evento marca, conforme ressaltou à Inforpress a vereadora responsável pela área do Comércio, na Câmara Municipal de Santa Catarina, Maria José da Veiga, o pontapé inicial das festividades que celebram a elevação de Assomada à categoria de cidade, assinalado a 13 de Maio, reforçando o orgulho e a identidade local.
Segundo a vereadora, a feira acontecerá ao longo de uma semana repleta de actividades culturais, musicais, exposições e gastronomia regional.
“Queremos promover o encontro entre gerações, valorizar a nossa cultura e apoiar os nossos empreendedores”, destacou Veiga.
A feira conta com a participação de 29 stands diversificados, apresentando produtos gastronómicos, artesanato, agropecuária, mariscos e outros itens que reflectem a riqueza e a diversidade de Santa Catarina.
“Trata-se de uma iniciativa de empreendedorismo e cultura, voltada a mostrar o talento e a criatividade dos santa-catarinenses, além de promover a troca de experiências entre visitantes e expositores”, assegurou.
Entre os participantes, a feirante Elaine Ramos, de Tarrafalinho, diz que já participou em diversas edições e que para esta, trouxe uma variedade de produtos de terra, como milho verde, banana, manga, ovos e pinhão, expressando entusiasmo com a movimentação do primeiro dia.
“Estas feiras são fundamentais para conquistar novos clientes e divulgar os nossos produtos”, afirmou Elaine.
Já a empresa Brasa & Sabores está a participar pela primeira vez e apresenta os serviços que oferece, nomeadamente buffets, pratos quentes e frios, doces e salgados, além de serviços de decoração.
A representante Mariete Pena destacou a importância de formalizar o empreendedorismo local, sublinhando que acções do tipo ajudam os empreendedores a darem os primeiros passos, pois é uma oportunidade de mostrar os serviços e produtos.
Do artesanato, encontramos o artesão Edinilsom Semedo que marca presença na feira com peças de artesanato feitas à mão, incluindo arte em cabedal, pulseiras, chaveiros e itens produzidos com pedras do vulcão do Fogo.
Segundo a mesma fonte, muitos são da sua autoria, mas também tem no seu stand produtos de outros artesãos como forma de ajudá-los a divulgar também os seus produtos.
“Queremos valorizar a nossa cultura e mostrar que Cabo Verde, mais concretamente Santa Catarina, tem talentos que merecem destaque”, afirmou Edinilsom.
Já a Rosilene Mascarenhas, que participa pela terceira vez, apresenta aos visitantes óleos e sabonetes naturais, destacando o potencial dos produtos locais para promover o empreendedorismo jovem.
“Esta feira é uma excelente oportunidade para divulgar os nossos produtos e fortalecer a economia de Santa Catarina”, comentou.
A organização do evento conta com uma equipa dedicada a garantir o bom andamento da feira, com cestos de lixo e casas de banhos disponíveis para promover a sustentabilidade e o civismo entre os visitantes.
A expectativa é de que o sucesso desta edição contribua para o fortalecimento da cultura empreendedora no município e se estabeleça parcerias com outros empreendedores de outros locais.
“Convidamos todos os santa-catarinenses e visitantes a prestigiar a Feira 13 de Maio, aproveitar os produtos e experiências oferecidas, para celebrar mais um capítulo da história de Assomada. Que esta festa seja marcada pela alegria, união e o orgulho de sermos cabo-verdianos”, finalizou a vereadora.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar