Porto Inglês, 02 Mai (Inforpress) – A festa de Santa Cruz, considerada a mais antiga e prolongada da ilha do Maio, atinge este fim-de-semana o seu ponto alto, com várias actividades que marcam o auge das celebrações.
No dia de hoje decorre o tradicional corte na casa dos juízes da festa, seguido do ritual do busca-santo, ao som do tambor e de outros elementos típicos da tabanka, que percorre as ruas com ritmo e cor.
Ao final da tarde, pelas 16:00, realiza-se a corrida de Santa Cruz, numa distância de cinco quilómetros, com a participação de cinco atletas, no circuito urbano da cidade do Porto Inglês.
A animação prolonga-se noite dentro ao som de rabeca, prometendo animar os visitantes até ao amanhecer de sábado, quando se realiza a missa eucarística e a tradicional peregrinação até à cruz de Santa Cruz, situada na salina do Porto Inglês.
As celebrações prolongam-se até 10 de Maio, com várias manifestações culturais, em que a tabanka assume o papel central, percorrendo os bairros da cidade ao longo de quase um mês de festa.
RL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar