Entidade Certificadora Raiz de Cabo Verde recebe selo internacional WebTrust (c/áudio)

Inicio | Economia
Entidade Certificadora Raiz de Cabo Verde recebe selo internacional WebTrust (c/áudio)
02/05/25 - 12:50 pm

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) - A Entidade Certificadora Raiz de Cabo Verde, sob gestão da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), foi oficialmente distinguida hoje com o selo internacional WebTrust, que valida os mais altos padrões de segurança, fiabilidade e conformidade digital.

A entrega do certificado, que atesta a segurança e fiabilidade de transacções ‘online’, aconteceu durante um workshop subordinado ao tema: “Confiança e Segurança - WebTrust na Entidade Certificadora Raiz de Cabo Verde”, realizado pela ARME, na cidade da Praia.

Em declarações à imprensa, a presidente da ARME, Leonilde dos Santos, realçou que o marco resulta de um processo iniciado pelo Governo, através da Unidade de Gestão de Projectos Especiais (UGPE), no âmbito do projecto Digital Cabo Verde.

"Adequamos a legislação e a regulamentação para estarmos alinhados com as práticas internacionais. A obtenção do selo WebTrust é o grau máximo em termos de confiança digital", afirmou.

Durante o evento, Leonilde dos Santos destacou os investimentos realizados, incluindo formações técnicas e auditorias rigorosas, que culminaram com a atribuição do selo.

A responsável frisou ainda que, apesar dos riscos globais em matéria de cibersegurança, como os recentes incidentes registados na Europa, Cabo Verde tem adoptado medidas proactivas.

“A ARME integra o núcleo de cibersegurança criado pelo Governo, garantindo que as operadoras mantenham infra-estruturas robustas”, explicou.

Em relação aos custos elevados da Internet em Cabo Verde, Leonilde dos Santos revelou que está em curso um processo de revisão das taxas aplicadas, iniciado com uma consulta pública sobre um diploma de 1999.

"Já recebemos os contributos e estamos a validar o relatório. Como consumidora e defensora dos consumidores, acredito que é possível reduzir os custos da internet", declarou.

O workshop serviu ainda como espaço de sensibilização e esclarecimento sobre certificação digital, reafirmando o papel da ARME como entidade estratégica na modernização digital do país.

CG/SR//CP

Inforpress/Fim

Partilhar