Cabo Verde marca presença na Conferência de Fundação da Plataforma de ONG do Sul Global em Baku

Inicio | Cooperação
Cabo Verde marca presença na Conferência de Fundação da Plataforma de ONG do Sul Global em Baku
01/05/25 - 06:30 pm

Cidade da Praia, 01 Mai (Inforpress) - Cabo Verde fez-se representar na Conferência de Fundação da Plataforma de ONG do Sul Global, em Baku, segunda e terça-feira, pelo interveniente de base comunitária Bernardino Gonçalves, tendo destacado o “papel fundamental” do país na construção de uma rede global de colaboração.

A criação da Plataforma de ONG do Sul Global foi o tema central da conferência "Acções de solidariedade: Empoderando ONG do Sul Global para um mundo novo e justo" e que decorreu durante os dias 28 e 29 de Abril, na capital do Azerbaijão.

Esta plataforma tem como objectivo fortalecer as redes de cooperação, colaboração e solidariedade entre as organizações não-governamentais (ONG) dos países do Sul Global, com especial enfoque na construção de um futuro mais justo e humano através do trabalho conjunto.

Em entrevista à Inforpress, Bernardino Gonçalves sublinhou a importância da cooperação internacional, especialmente num momento em que os extremismos e interesses pessoais predominam nas relações diplomáticas e económicas.

“Esta conferência e a criação da plataforma são uma resposta e atitude concreta de que futuro é a cooperação, a colaboração”, afirmou o estudante de desenvolvimento global sustentável e interveniente de base comunitária.

A iniciativa tem como principal objectivo estabelecer uma rede forte entre as ONG do Sul Global, não apenas para desenvolver projectos de impacto local, mas também para criar um espaço de troca de experiências e apoio mútuo entre países que enfrentam realidades semelhantes.

Bernardino Gonçalves enfatizou que, ao contrário do modelo tradicional de ajuda que historicamente flui do Norte para o Sul, a plataforma propõe uma abordagem inovadora em que os países do Sul Global se unem para promover soluções sustentáveis, respeitando as especificidades de cada região.

Bernardino Gonçalves, que durante o evento diz ter tido oportunidade de dialogar com diversas personalidades, fez questão de destacar as experiências de cooperação interna que têm sido desenvolvidas em Cabo Verde, particularmente em contextos de recursos limitados.

"Mesmo nas condições mais difíceis, conseguimos resultados impressionantes, o que demonstra o poder da união e da colaboração", afirmou.

Além disso, o participante cabo-verdiano ressaltou a importância de olhar para outras realidades internacionais, como as do Senegal, da Costa do Marfim, da Etiópia, de Moçambique, entre outros, como fontes de inspiração para fortalecer a luta por um mundo mais justo.

“A Plataforma de ONG do Sul Global não é apenas uma iniciativa de ‘networking’, é uma ponte em que Cabo Verde pode se afirmar de fazer parte e vai, certamente, contribuir, pois a nossa localização, o nosso ser como povo bem como nossas capacidades são e devem estar ao serviço de um mundo mais justo e mais humano”, concluiu Bernardino Gonçalves.

JBR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar