Pedra Badejo, 25 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Cruz (Santiago) apresentou hoje o seu Plano Municipal de Prevenção e Proteção da Floresta Contra Incêndios, numa altura em que se aproxima a época agrícola, marcada por maior risco de incêndios florestais.
O plano foi apresentado num encontro com o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, contando com a participação de diversas entidades locais, incluindo a Polícia Nacional e a Cruz Vermelha.
“Este plano visa reforçar a articulação entre os diferentes serviços, promover acções de sensibilização junto da população e garantir uma resposta mais rápida e eficaz em caso de ocorrência de incêndios, protegendo assim as nossas florestas, vidas humanas e bens materiais”, explicou a edilidade em nota de imprensa.
Na nota, o município liderado por Carlos Silva reiterou o seu compromisso com a prevenção e a segurança do território, através de uma actuação coordenada e preventiva.
Em Santiago Norte, no passado dia 16 de Abril, um incêndio destruiu aproximadamente três hectares de área florestal e agrícola, num local de difícil acesso, na localidade de Mato Raia, em São Lourenço dos Órgãos.
O incêndio, alegadamente provocado por queimadas, só foi combatido com a força humana, recorrendo a pás e enxadas porque não há acesso automóvel para o local, segundo o edil laurentino, Euclides Cabral.
Já em Santa Catarina, mais de uma dezena de incêndios já foram identificados, desde o início do ano, conforme informações do serviço da Protecção Civil da autarquia.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar