São Filipe, 25 Abr (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, destacou hoje, na abertura do XI Festival do cCafé do Fogo, a importância do produto como símbolo de resiliência e orgulho da comunidade.
Na cerimónia de abertura do festival, que contou com a presença de delegações de países como Portugal, Espanha e Colômbia, Fábio Vieira sublinhou o simbolismo do café como “mais do que um produto agrícola” e considerou-o como “símbolo de resiliência, qualidade e orgulho” para a população do município.
O edil lembrou que o café é cultivado nas encostas do vulcão do Fogo com técnicas transmitidas por gerações e ao dar as boas-vindas aos participantes destacou a importância do Festival do Café do Fogo na promoção do produto e no reforço das relações de amizade e cooperação com parceiros nacionais e internacionais.
“O café do fogo carrega consigo o sabor da nossa história e o aroma da nossa paixão pela terra”, afirmou o edil que destacou o papel das famílias e produtores locais na preservação da cultura do café ao longo das gerações, muitas vezes em condições adversas.
Durante os três dias do festival, o evento promove uma agenda diversificada que inclui música, gastronomia, artesanato e momentos de convívio.
A iniciativa visa também estimular o turismo e criar oportunidades de negócios e networking, reforçando o posicionamento do café de Mosteiros como produto de excelência a nível nacional e internacional, referiu o autarca que aproveitou ainda para felicitar a equipa da cultura pela organização do evento e agradecer a todos os parceiros, patrocinadores, expositores, artistas e, em particular, aos cafeicultores, a quem chamou de “alma do festival”.
A edição deste ano visa fortalecer as relações de cooperação internacional e promover o café de Mosteiros como referência mundial em qualidade.
O 11.º Festival do Café do Fogo decorre até domingo, com actividades centradas na valorização da cultura local e na projecção do município no circuito internacional dos cafés de qualidade.
JR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar