São Vicente: Campanha de limpeza das Forças Armadas retira “boa quantidade” de lixo da zona de Ribeirinha

Inicio | Ambiente
São Vicente: Campanha de limpeza das Forças Armadas retira “boa quantidade” de lixo da zona de Ribeirinha
08/11/24 - 12:31 pm

Mindelo, 08 Nov (Inforpress) – A campanha de limpeza, realizada pelas Forças Armadas, Delegacia de Saúde e Câmara Municipal de São Vicente, ajudou hoje a retirar “boa quantidade” de lixo da zona de Ribeirinha e prevenir a proliferação da dengue.

Quem o diz é o porta-voz das Forças Armadas, promotora do evento que se enquadra entre as actividades comemorativas do Dia da Defesa Nacional.

Segundo o capitão-tenente Roseno Rocha, a iniciativa envolveu cerca de 200 pessoas que das 07:00 às 10:00 estiveram a recolher “uma boa quantidade de lixo” na ribeira do Albergue (zona de Ribeirinha), escolhida por ser uma das zonas “críticas” no que toca à propagação da dengue

“A ribeira é extensa e larga e tem muita população ao longo dela que vive em condições não muito adequadas, o que pode causar alguma facilidade em termos de acumulação de lixo”, explicou a mesma fonte, com a ideia de que a situação poderá também facilitar a proliferação do mosquito causador da dengue.

A escolha do local, conforme a mesma fonte, foi concertada com a autoridade sanitária, Delegacia de Saúde, e Câmara Municipal de São Vicente, parceiras da campanha de limpeza.

Roseno Rocha garantiu que as Forças Armadas estarão sempre disponíveis a colaborar e unir esforços para estes tipos de combate e outras iniciativas de protecção da população cabo-verdiana.

“Se houver necessidade, no próximo ano voltaremos a nos empenhar, já que existimos mesmo para isso”, asseverou.

As Forças Armadas têm ainda programado no sábado, 09, mais duas campanhas de limpeza nas zonas de Horta-Seca e Ribeira de Julião, que serão executadas pelo Centro de Instrução Militar, através do Batalhão de Instrução com cerca de 300 efectivos.

Além destas acções, também enquadrado na comemoração do Dia da Defesa Nacional, a instituição castrense realizou na quarta-feira, 06, um desfile militar que envolveu militares do Comando da Guarda Costeira, Comando da 1ª Região Militar, recrutas do Centro de Instrução Militar e outras forças de segurança, que percorreu algumas artérias da cidade do Mindelo.

O Dia da Defesa Nacional comemora-se anualmente no dia 06 de Novembro e visa reforçar o elo entre as instituições de defesa e a sociedade civil.

Mais ainda, procura construir e reforçar a consciência cívica cabo-verdiana, através da divulgação, reflexão e debate de temas pertinentes sobre a problemática da segurança e defesa nacional, o papel das Forças Armadas e, ainda, promover a cidadania, os valores éticos e o culto do patriotismo.

LN/CP

Inforpress/Fim

Partilhar