Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) - O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) apresentou, hoje, um novo programa que visa aproximar os jovens cabo-verdianos das oportunidades de formação, empregabilidade e empreendedorismo, com acções directas nas comunidades de todo o país.
O programa, de âmbito nacional, tem como objectivo aproximar os jovens das oportunidades disponíveis em formação profissional, empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho.
Em declaração à imprensa, o presidente do IEFP, Paulo Santos, sublinhou que o foco do programa está na juventude e na aproximação às comunidades.
“Nós temos criado vários instrumentos e alocado muitos recursos, especialmente na formação profissional, mas continuamos a ouvir que não há oportunidades. Decidimos, então, sair dos centros e ir ao encontro das pessoas”, afirmou.
O responsável destacou que, apesar de existirem ofertas, há ainda desconhecimento por parte dos jovens.
“Há uma série de mecanismos para formação e financiamento que muitos ainda não conhecem. Queremos mudar isso, levando a informação e os recursos directamente aos bairros e comunidades, com o apoio de líderes comunitários e parceiros institucionais”, disse.
Com uma taxa de desemprego jovem de 23,8% e um número significativo de jovens fora do sistema de ensino e emprego, o IEFP vê este programa como uma resposta oportuna.
“Vamos trabalhar com associações comunitárias, centros de emprego e usar todos os canais disponíveis para informar a juventude”, reforçou Santos, acrescentando que há um orçamento específico para a divulgação das acções e oportunidades.
O programa inclui ainda acções formativas em áreas com maior demanda, como a construção civil, e conta com turmas mistas, com jovens cabo-verdianos e estrangeiros de países da Comunidade dos Paíases da Língua Portuguesa (CPLP).
“Queremos mostrar que Cabo Verde é um país de oportunidades e que temos ferramentas para alavancar o nosso desenvolvimento através da juventude”, concluiu Santos.
A cerimónia de apresentação do projecto foi presidida pelo ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro.
CG\SR/JMV
Inforpress Fim
Partilhar