Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress)- O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) reconheceu oficialmente, através do despacho n.º AM/001/2025, a aprovação de dois modelos de contadores de energia eléctrica da marca Hexcell, do tipo pré-pago.
Segundo uma nota do IGQPI, a aprovação abrange os modelos DDSY1088 e DTSY1088, fabricados pela empresa portuguesa Resul- Equipamentos de Energia, S A, com sede na Bobadela, Portugal.
A mesma fonte acrescenta que a validação foi baseada na legislação nacional, nos requisitos técnicos da norma internacional e nos relatórios de ensaios emitidos pelo organismo congénere da China, Guangdong Institute of Metrology.
O IGQPI refere que a disponibilização destes contadores no mercado nacional só será possível após a realização da primeira verificação técnica, conforme estabelece o artigo 8.º do Decreto-Lei.
O despacho foi homologado pela presidente do Conselho Directivo do IGQPI, Paula Spencer.
A introdução dos referidos contadores no mercado surge num momento em que vários consumidores têm manifestado interesse por soluções de energia pré-paga, devido à sua facilidade e ao controle de gastos.
Cidadãos entrevistados pela Inforpress manifestaram-se satisfeitos com a aprovação da empresa Resul em comercializar os contadores pré-pagos em Cabo Verde.
“Actualmente é muita burocracia para conseguir um contador assim”, referiu Jair Castro, que foi secundado por Maria Correia.
Segundo os consumidores, o acesso facilitado ao equipamento permitirá um “maior controle” dos gastos mensais com a energia, além de representar uma alternativa prática ao modelo tradicional.
KF/LCJMV
Inforpress/Fim
Partilhar