Câmara municipal apresenta mapa turístico do Tarrafal para impulsionar o sector e diversificar as ofertas

Inicio | Economia
Câmara municipal apresenta mapa turístico do Tarrafal para impulsionar o sector e diversificar as ofertas
23/04/25 - 10:09 pm

Tarrafal, 22 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal apresentou hoje um mapa turístico do município, que visa fortalecer a estratégia de promoção do destino, com foco no trinómio turismo de sol e mar, turismo de natureza e turismo de cultura e eventos.

Em declarações à Inforpress, o presidente da câmara municipal, José dos Reis, explicou que este evento, que reuniu a equipa camarária, operadores económicos e turísticos, mas também guias turísticos, se enquadra na programação das actividades que estão sendo realizadas no âmbito da comemoração do 108º aniversário de criação do município, que se assinala a 25 de Abril. 

Segundo o autarca, o evento teve como foco principal divulgar o instrumento de trabalho e fomentar debates sobre as perspectivas e desafios do turismo local, realçando que o mapa surge como uma ferramenta para organizar e qualificar o sector, além de criar oportunidades de crescimento sustentável.

“Tarrafal tem potencial para se tornar um dos principais polos turísticos de Santiago e de Cabo Verde, mas é fundamental trabalharmos em parceria com o sector privado e o Governo para diversificar e qualificar a nossa oferta turística”, afirmou Reis.

O evento também serviu para discutir as perspectivas futuras do turismo no município, reconhecendo a necessidade de uma revolução no sector, com maior investimento em políticas públicas e parcerias com o sector privado.

“O nosso objectivo é criar uma oferta mais diversificada, que valorize as nossas riquezas naturais, culturais e históricas, e que traga benefícios económicos e sustentáveis para a comunidade”, acrescentou o edil, reconhecendo a necessidade de investimentos em infraestrutura e na formação de profissionais qualificados como forma de revitalizar o turismo. 

O mapa turístico, segundo José dos Reis, apresenta os principais pontos de atração do município, incluindo as sete maravilhas locais e outras atrações que foram desenvolvidas ao longo do mandato anterior e visa oferecer aos visitantes uma experiência mais completa, valorizando o património natural, cultural e histórico, e consolidando Tarrafal como um destino de referência, tanto nacional quanto internacional.

O guia turístico João Monteiro, com sete anos de experiência na região, elogiou a iniciativa e ressaltou que o mapa facilitará a criação de novos pacotes turísticos e oportunidades de trabalho. 

“Este é um passo importante para elevar o nível do turismo no Tarrafal, atraindo mais visitantes de forma sustentável”, afirmou.

Já Ailton Semedo, com nove anos de actuação na área, destacou que a ferramenta contribuirá para “consolidar” a credibilidade do sector e promover um turismo responsável, atento aos desafios e riscos de uma actividade em expansão. 

Este lançamento marca um passo importante na estratégia de crescimento do turismo no Tarrafal, com a expectativa de ampliar as possibilidades de actividades, fortalecer o sector e promover o desenvolvimento sustentável do município, alinhando-se às metas de crescimento do scetor para os anos de 2025/26.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar