Cidade da Praia 23 Abr (Inforpress) - O agrupamento dos escuteiros de São Francisco de Assis na cidade da Praia reuniu-se hoje com todos os agrupamentos da região Santiago Sul para participarem da missa de acção de graça para celebrar o Dia Mundial do Escutismo.
Em entrevista à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial do Escutismo, a chefe do agrupamento de escuteiros de São Francisco de Assis do corpo do escutismo católico cabo-verdiano e membro da junta regional, Yolanda Pinto, informou que participaram da missa de acção de graça para celebrar o dia mundial do escutismo que teve lugar na igreja Pró-catedral de Nossa Senhora da Graça.
Yolanda Pinto avançou que estiveram presentes na missa todos os agrupamentos da região Santiago Sul, com as localidades de São Francisco, São Domingos e todos os agrupamentos da cidade da Praia, salientando ainda que hoje se celebra o dia de São Jorge Cavaleiro.
“Participar da missa de acção de graça para agradecer e pedir a protecção do São Jorge Cavaleiro, uma pessoa que abriu mão de todos os seus bens para seguir e converter ao catolicismo e salvou uma princesa de ser devorada por um dragão, deu a vida pela princesa”, acrescentou.
Para a responsável, o escutismo é “uma forma de viver” e acredita que os escuteiros “podem deixar o mundo um pouco melhor do que encontrado” e é fazer o “bem sem olhar a quem e sem esperar nada em troca”.
“Com a morte do Papa fica a lição de que o escutismo não é coisa de outrora e os escuteiros podem ser um Cristo vivo na vida das pessoas que encontramos na rua e acolher a todos porque o dever dos escuteiros começa em casa”, acrescentou Yolanda Pinto.
O Dia Mundial do Escutismo, disse Yolanda Pinto, não é só para lembrar os escuteiros da data, mas para lembrar dos próximos que já foram e deixaram um bom legado.
O Dia Mundial do Escutismo, conhecido também como o Dia de São Jorge, santo que na lenda venceu um dragão, patrono mundial do escutismo, é celebrado anualmente a 23 de Abril.
KR/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar