Pedra Badejo, 18 Abr (Inforpress) – O director desportivo do Scorpion Vermelho de Santa Cruz, Deris Carvalho, assegurou hoje que a equipa vai encarar cada jogo do Campeonato Nacional de Futebol, que arranca hoje, como uma final para que possa chegar às meias-finais.
“(…) O nosso objectivo é encarar cada jogo como uma final, e atingir o resultado possível. Mas, sem subestimar nenhum adversário, queremos marcar a nossa presença da melhor forma possível e chegar às meias-finais e fase seguinte” afirmou à Inforpress o dirigente da formação campeã regional de futebol de Santiago Norte.
De olhos postos nas meias-finais, disse acreditar que nesta primeira fase vão conseguir a meta.
Nesse sentido, adiantou que o clube “mais titulado da região”, que participa nesta competição depois de oito anos, já começou a preparar os jogadores para o jogo de estreia ante o vice-campeão de Santiago Sul, a Académica da Praia, agendado para sábado,19, no Estádio da Várzea, cidade da Praia.
"Assim como qualquer equipa que está nesta competição o nosso objectivo é tentar fazer o melhor para Santiago Norte, cuja dificuldade financeira não tem permitido ao Scorpion e outras equipas manterem os bons jogadores. Acredito que se ultrapassarmos as dificuldades financeiras um dia, Santiago Norte vai ter uma equipa campeã nacional”, perspectivou Carvalho.
A nível financeiro, avançou que já receberam os prémios de campeão regional da Federação Cabo Verde de futebol (FCF) e da Câmara Municipal de Santa Cruz, respectivamente, 100 e 200 contos.
No entanto, segundo disse, tendo em conta que a equipa que joga em casa tem a responsabilidade de assumir todas as despesas com alojamento e alimentação, avançou que estão à procura de outros apoios junto de empresas privadas e particulares, visando ter um fundo que os possa dar maior sustentabilidade durante a prova.
Daí, aproveitou para pedir às instituições e a toda a população da região para apoiarem a Scorpion para que o clube possa representar bem a região e fazer um bom campeonato.
O Campeonato Nacional inicia-se neste fim-de-semana com 10 equipas, as oito campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeão em título) e a Académica da Praia, na qualidade de segundo lugar de Santiago Sul.
A prova da presente temporada, 2024/2025, vai ser disputada num novo modelo, já que cai a fase de grupos, para passar a ser discutida no novo formato da UEFA Champions League.
As regiões desportivas do Maio e da Brava não realizaram as provas oficiais, pelo que esta temporada não participam no campeonato nacional.
Sendo assim, as campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeã em título), ficam num só grupo, devendo cada equipa disputar seis jogos, com seis adversários diferentes (três em casa e três fora).
Jogos da 1.ª Jornada – 18 e 19 de Abril
Sexta-feira, 18: Ultramarina - Botafogo e Boavista da Praia – Paulense
Sábado, 19: Palmeira - Sal Rei, Académica da Praia - Scorpion e Sanjoanenses - Mindelense.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar