Autárquicas 2024/Santa Catarina: Preparativos para as eleições em fase final – responsável

Inicio | Política
Autárquicas 2024/Santa Catarina: Preparativos para as eleições em fase final – responsável
08/11/24 - 12:25 pm

Assomada, 08 Nov (Inforpress) – O responsável pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) em Santa Catarina assegurou hoje que todos os preparativos para as eleições autárquicas no município estão dentro dos prazos estipulados pelo Caderno Eleitoral.

Em entrevista à Inforpress, Micael Moreira, ressaltou que a equipa local da CNE tem seguido rigorosamente o cronograma para garantir a organização do pleito.

Em comparação com as eleições anteriores, avançou que o número de eleitores inscritos é de 26.773, um acréscimo de 411 eleitores em relação ao total de 26.362 na última eleição.

Além disso, ressaltou que houve um ligeiro aumento no número de mesas de voto, de 84 para 85, reflectindo assim o esforço de ampliar o acesso ao voto no município.

Com a aproximação das eleições, informou que a delegação da CNE está organizando formações para os membros das mesas de voto, que acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de Novembro.

Neste momento, informou que as candidaturas já apresentaram as suas propostas para a composição das mesas, observando assim o cumprimento do pluralismo previsto no Código Eleitoral, afirmando que neste quesito tudo ficará pronto hoje, apesar da data estipulada ser até o dia 11 de Novembro.

Aproveitando o momento, o responsável da CNE lançou um apelo aos cidadãos de Santa Catarina para exercerem o seu direito de voto de forma livre e autónoma, escolhendo os seus representantes para os próximos quatro anos.

Igualmente, anunciou o lançamento, na próxima semana, de uma campanha de sensibilização voltada a reduzir a abstenção, alertando, no entanto, para o desafio imposto pela emigração, que pode levar a um aumento no número de abstenções fictícias devido a eleitores que constam no caderno eleitoral, mas estão fora do município ou do país.

Frisou, entretanto, que a CNE está empenhada em incentivar a participação dos residentes para reduzir a abstenção entre os eleitores presentes.

Estão na disputa pela presidência da Câmara Municipal Santa Catarina, Jacinto Horta (MpD), Armindo Freitas (PAICV), Adalgisa Monteiro (UCID) e Félix Cardoso (S-SAT).

MC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar