Ribeira Brava, 17 Abr (Inforpress) – O treinador da equipa da Ultramarina, campeã de São Nicolau, Adir Cruz, antevê uma primeira fase do campeonato nacional de futebol “muito difícil”, mas garante que a sua equipa está moralizada para fazer uma boa estreia.
Em declarações à Inforpress, Adir Cruz, que este ano estreia na prova como treinador, depois de várias participações e conquistas como jogador, reconheceu a importância da equipa começar a prova com uma vitória em casa.
“Sabemos que não vai ser fácil, tendo em conta os adversários que nos calharam nesta primeira fase, mas a equipa está a trabalhar bem, a preparar com muita humildade e moral, e claro, a jogar em casa queremos começar a ganhar”, destacou.
O técnico dos encarnados do Tarrafal disse que para este campeonato a Ultramarina vai encarar jogo a jogo, mas realça que a equipa está totalmente focada em vencer este primeiro jogo em casa.
A equipa da Ultramarina vai defrontar nesta primeira fase as equipas do Botafogo da ilha do Fogo, Mindelense de São Vicente, Palmeira do Sal, Académica da Praia, Boavista da Praia e Sanjoanenses de Santo Antão Sul.
Para Adir Cruz são os “confrontos mais difíceis” que já calhou a um representante da ilha de São Nicolau no campeonato nacional, pois, como acrescentou, vão defrontar cinco equipas que já foram campeãs nacionais.
Apesar de reconhecer as dificuldades, o técnico também considera que “não é impossível”, e realça que a Ultramarina está a trabalhar para criar dificuldades a todos os adversários, daí a importância de a equipa estar preparada “psicologicamente, fisicamente e animicamente”.
“Por isso, nós temos que estar à altura das exigências dos jogos que vamos encontrar. Temos três jogos em casa e três fora e estamos a preparar bem para conseguir fazer uma boa prestação e uma passagem de fase seria ouro sobre azul”, acrescentou.
A Ultramarina estreia na prova nesta sexta-feira, 18, às 16:00, no Estádio Orlando Rodrigues, na cidade do Tarrafal, frente à equipa do Botafogo.
O campeonato nacional inicia neste fim de semana com 10 equipas, as oito campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeão em título) e a Académica da Praia, na qualidade de segundo lugar de Santiago Sul.
A prova da presente temporada, 2024/2025, vai ser disputada num novo modelo, já que cai a fase de grupos, para passar a ser discutida no novo formato da UEFA Champions League.
As regiões desportivas do Maio e da Brava não realizaram as provas oficiais, pelo que esta temporada não participam no campeonato nacional.
Sendo assim, as campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeã em título), ficam num só grupo, devendo cada equipa disputar seis jogos, com seis adversários diferentes (três em casa e três fora).
Jogos da 1.ª Jornada – 18 e 19 de Abril
Sexta-feira, 18: Ultramarina - Botafogo e Boavista da Praia – Paulense
Sábado, 19: Palmeira - Sal Rei, Académica da Praia - Scorpion e Sanjoanenses - Mindelense.
WM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar