Boa Vista: ITCV promove diálogo aberto sobre financiamento a PME e formação para turismo sustentável

Inicio | Economia
Boa Vista: ITCV promove diálogo aberto sobre financiamento a PME e formação para turismo sustentável
16/04/25 - 06:39 pm

Sal Rei, 16 Abr (Inforpress) – O Instituto do Turismo de Cabo Verde promoveu, hoje, uma conversa aberta sobre o "Mecanismo de Financiamento aos PME e o Fomento à Formação como Estratégia para um Turismo Sustentável na ilha da Boa Vista".

O evento, que decorreu no auditório do Liceu de Sal Rei, reuniu operadores turísticos locais e representantes de diversas instituições estatais.

Segundo a organização, a iniciativa, que se estende de 14 a 18 de Abril, enquadra-se na visita do presidente do ITCV, Jair Fernandes, à Boa Vista, acompanhado pela Coordenadora Operacional, Olina Cabral.

A missão é realizada em parceria com a Inspeção-Geral das Actividades Económicas (IGAE-CV), a Pró Empresa e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP Cabo Verde), com o objetivo de impulsionar o sector turístico da ilha de forma sustentável.

Em declarações à imprensa, o presidente do ITCV, Jair Fernandes, informou que este encontro dá seguimento a um diagnóstico prévio realizado junto dos operadores turísticos da ilha, e dentro das acções definidas e reclamadas pelos próprios operadores.

“Tivemos a preocupação de trazer aqui na missão três componentes novos: o primeiro, que é a mesa de articulação institucional, onde estiveram todas as instituições do Estado aqui na Ilha, para podermos refletir e criar as estratégias face ao diagnóstico colocado e apresentado pelos operadores”, indicou Jair Fernandes.

 

O responsável indicou também que quiseram proporcionar mais uma conversa aberta com os operadores, para discutir reclamação que colocaram no primeiro encontro, como as questões da formação, fuga de mão de obra, acesso à informação, em articulação com o IEFP e a Pró-Empresa, para conversarem, explicarem os mecanismos de financiamento e de formação.

Assim como também contaram com a presença da IGAE, relativamente à questão de fiscalização que é extremamente importante para se ter um destino e produto de qualidade, de acordo com o responsavel.

O operador turístico Inorlando Luz parabenizou o actual presidente do ITCV pelas iniciativas do género, e destacou a importância da união dos operadores e a responsabilidade dos próprios actores do sector, assim como a necessidade de acções concretas. 

O mesmo considera que ainda estão na fase de identificar desafios, pelo que deixou um apelo aos operadores da ilha a criarem uma associação, para melhor se organizarem.

A visita do presidente do ITCV à Boa Vista incluiu ainda a abordagem do recente Pacto de Sustentabilidade assinado na ilha, considerado um instrumento crucial para a qualificação do destino nas vertentes ambiental, económica, social e cultural.

MGL/JMV

Infor

Partilhar