Sal Rei, 15 Abr (Inforpress) – Os organizadores da veterana competição da Boa Vista Ultramarathon manifestaram-se entusiasmados com a nova etapa da corrida Cabo Verde Trail, a “Boavista Sand Trail 2025”, agendada para Junho, mas apelam à articulação do calendário das outras etapas.
Em declarações à Inforpress, o presidente da "Boa Vista Marathon Club", Piergiorgio Scaramelli, e parceiro de longa data na organização do Boa Vista Ultra Trail, mostrou o seu optimismo em relação à nova prova.
"Acho que esta nova prova de areia na ilha é muito positiva porque mais eventos desportivos na Boa Vista são sempre melhores" declarou Piergiorgio Scaramelli.
Disse acreditar que a nova iniciativa poderá atrair novos atletas para a ilha, alguns dos quais poderão vir a interessar-se e participar na edição de Dezembro do Boa Vista Ultra Trail, e enviou votos de sucesso à nova organização.
O responsável pela logística do Boa Vista Ultra Trail, Francesco Lazzari, comunga da mesma opinião, afirmando que um trail, que vai envolver várias ilhas dos pais, não poderia deixar Boa Vista de fora.
“Boa Vista é, provavelmente, a ilha mais avançada no assunto de ultratrail, com a nossa prova de 150 km, já tem vários trajectos e percursos na ilha que podem ser feitos com a distância que mais convém à organização deste trail em junho”, disse Francesco Lazzari.
Com a experiência adquirida ao longo dos anos na organização da ultramarathon na Boa Vista, Francesco Lazzari deixou alguns conselhos à organização da Cabo Verde Trailpara para o sucesso da nova prova.
"Como sempre, respeitar a ilha, quanto à natureza, recomendo que tentem escolher os lugares mais selvagens da ilha, como o deserto e as dunas ao longo e ter cuidado com as altas temperaturas do mês de junho (…) os atletas devem estar atentos a desidratação”, indicou Francesco Lazzari.
Recomendou ainda o envolvimento da comunidade local, sempre entusiasta com eventos desportivos.
Francesco Lazzari também expressou preocupação com a sobreposição das datas da nova etapa da Cabo Verde Trails em Santo Antão, prevista para o primeiro fim de semana de Dezembro, 05 a 07 e que tradicionalmente realiza o “Boa Vista Ultra Trail”, sendo que esta XXII edição decorrer durante os dias 06 e 07 Dezembro, e muitos atletas vão poder estar nas duas competições.
Pelo que sugeriu a remarcação da etapa de Santo Antão, que poderia também já servir de preparação para a Ultramarathon de Boa Vista, permitindo que os atletas participem em ambos os eventos.
O experiente organizador apelou por uma maior atenção na planificação de eventos desportivos internacionais, defendendo que "é preciso potencializar os poucos eventos que temos, para que possam complementar-se e fortalecer o desporto em Cabo Verde".
MGL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar