PM destaca relevância da educação de qualidade e da qualificação profissional na promoção do empreendedorismo jovem

Inicio | Economia
PM destaca relevância da educação de qualidade e da qualificação profissional na promoção do empreendedorismo jovem
14/04/25 - 03:03 pm

Assomada, 14 Abr (Inforpress) – O primeiro-ministro destacou hoje a importância da educação de qualidade e da qualificação profissional para o desenvolvimento do empreendedorismo jovem, mas também da necessidade de conhecer e aproveitar os mecanismos de financiamento disponíveis.

Ulisses Correia e Silva fez estas declarações à imprensa à margem da abertura do Fórum Nacional de Empreendedorismo Jovem “BôUP | Crescermos Junto”, que decorre na Escola Técnica Grão-Duque Henri, em Assomada, Santa Catarina, com a presença de membros do governo, alunos, professores, jovens e diversas outras entidades.

Este evento, relacionado com a juventude e o empreendedorismo jovem, segundo o primeiro-ministro, tem como objectivo criar um espaço de diálogo e colaboração entre os jovens empreendedores, decisores políticos, instituições de fomento e o sector privado, visando fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo juvenil no país.

“É fundamental que os jovens estejam bem preparados em termos de educação, desde o ensino básico até o ensino superior”, afirmou o chefe do executivo, ressaltando também a importância de aproveitar os mecanismos de financiamento disponíveis, como bonificações de taxas de juros e isenções tributárias, para fomentar a criação de negócios formais e sustentáveis.

Segundo Ulisses Correia e Silva, essa combinação é essencial para que os estudantes e jovens possam aproveitar as oportunidades existentes e se tornem protagonistas das suas trajectórias profissionais.

“A educação deve ser um instrumento de empoderamento. Não se trata apenas de transmitir conteúdos, mas de preparar os jovens para o mercado de trabalho, seja criando as suas próprias empresas ou inserindo-se em organizações já existentes”, afirmou.

Além disso, Ulisses Correia e Silva abordou as recentes reformas que estão sendo implementadas no sistema educativo, que segundo o mesmo, de entre outras medidas e objectivos, incluem o fortalecimento do domínio da língua inglesa e o uso de tecnologias da informação e comunicação, com foco em desenvolver as competências essenciais para o século XXI, preparando os alunos para os desafios do ambiente de trabalho.

“A implementação dessas reformas requer tempo e avaliação contínua. É fundamental também investir em laboratórios e equipamentos adequados para que os alunos possam vivenciar a prática do conhecimento adquirido”, destacou, sublinhando que preparar os jovens para o mercado de trabalho não é apenas uma responsabilidade educacional, mas uma necessidade social e económica.

Durante o evento, os participantes abordaram a necessidade de mais reformas no sistema educacional, destacando a importância de adaptar os conteúdos às realidades locais, como defendeu a Lourdes Delgado, uma aluna do 12º ano presente na actividade, que expressou a sua preocupação sobre a falta de práticas laboratoriais nas aulas de ciências.

Esta aluna apontou a necessidade de um investimento mais intenso na educação, pedindo melhorias nos laboratórios e uma abordagem que valorize a realidade cabo-verdiana.

Nesta mesma senda, o aluno Cleidir da Veiga falou de algumas lacunas no sistema educativo, apontando que algumas mudanças, como a implementação da Prova Nacional em todas as disciplinas no 12º. ano têm gerado constrangimentos.

“Os professores têm de cumprir o calendário, a matéria é extensa e nem sempre permite aos alunos assimilar tudo e o professor não tem tempo para voltar atrás já que se encontra pressionado pelo tempo e calendário que tem que cumprir”, apontou.

Ainda este jovem defendeu a criação de “oportunidades de emprego reais” para que os jovens possam aplicar as suas formações, em vez de depender de formações adicionais sem garantia de colocação no mercado de trabalho.

Paralelamente à participação no fórum, o primeiro-ministro visita na tarde de hoje alguns projectos de jovens empreendedores no município, nomeadamente a zona de produção de cerâmica artesanal em Fonte Lima, a Cervejaria Afreecana, o Jardim Asas de Aprendizagem, um projecto de moda jovem e uma unidade de produção agrícola local.

MC/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar