Cidade da Praia, 14 Abr (Inforpress) - Já são conhecidos todos os campeões regionais que vão participar no campeonato nacional de futebol, a disputar-se a partir de 19 de Abril, nos diferentes estádios do país.
O Botafogo foi o último, ao conquistar, este fim-de-semana, o título regional da ilha do Fogo, após triunfo, por 3-1, sobre a Juventus de Curral Grande.
As regiões desportivas do Maio e da Brava não realizaram as provas oficiais, pelo que esta temporada não participam no campeonato nacional.
Palmeira (Sal), Paulense (Santo Antão Norte), Sanjoanenses (Santo Antão Sul), Sal-Rei (Boa Vista), Ultramarina (São Nicolau), Scorpions Vermelho (Santiago Norte), já tinham carimbado o passaporte para a prova máxima do futebol cabo-verdiano.
O Boavista da Praia, na qualidade de campeão nacional, vai fazer a defesa do título conquistado sobre o Palmeira (1-0) na época passada.
A Académica da Praia, segundo classificado do campeonato regional de Santiago Sul, junta-se a esta lista, porque, conforme o regulamento das competições da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), o campeão nacional terá que fazer a defesa do título.
Os actuais campeões nacionais, o Boavista da Praia, vão iniciar a defesa do título de campeão nacional, de futebol, frente ao Paulense Santo Antão Norte.
O campeonato de Cabo Verde de futebol da presente temporada, 2024/2025, vai ser disputado num novo modelo, já que cai a fase de grupos, para passar a ser discutido no novo formato da UEFA Champions League.
As 12 equipas, isto é, as 11 campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeã em título), ficam num só grupo, sendo que cada equipa vai disputar seis jogos, com seis adversários diferentes (três em casa e três fora).
OM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar